Quarto longa da saga Ultimato encaminha o encerramento da terceira etapa de universo cinematográfico da Marvel, que será fechado com “Homem-Aranha: Longe de Casa”, em julho

Por GaúchaZH

Diga adeus para Capitão América, Thor e Homem de Ferro. Diga olá para Os Eternos e Shang-Chi. Com estreia nesta quinta-feira (25), Vingadores: Ultimato deve encerrar mais um ciclo do universo cinematográfico da Marvel (também chamado de MCU). Iniciado com o primeiro Homem de Ferro, em 2008, a franquia já conta com 21 filmes que se dividem em três fases. Ultimato encaminha o encerramento da terceira etapa desse universo – que será fechado com Homem-Aranha: Longe de Casa, em julho– e abre a porteira para a quarta fase.

Entre as despedidas do quarto filme dos Vingadores, atores como Chris Evans, Chris Hemsworth e Robert Downey Jr. disseram tchau para Capitão América, Thor e Homem de Ferro, respectivamente. No entanto, ainda vai ter bolo para nomes como Viúva Negra, Pantera Negra e Guardiões da Galáxia, que deverão aparecer em novas produções. Também estão previstos novos personagens para construírem um novo universo cinematográfico da Marvel, que ainda deve desembarcar em séries por streaming.

De qualquer maneira, o anúncio oficial do novo calendário de filmes da Marvel só deve sair no segundo semestre, provavelmente na D23 – evento da Disney que será realizado em Anaheim, entre 23 e 25 de agosto. Em entrevista ao site IGN, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, assegurou que o estúdio só irá se manifestar sobre os novos lançamentos e suas datas de estreia após Homem-Aranha: Longe de Casa chegar aos cinemas.

A seguir, confira algumas futuras produções do MCU previstas para chegarem aos cinemas nos próximos anos, embora ainda não tenha ocorrido nenhum anúncio oficial.

Viúva Negra

Após anos como coadjuvante em filmes da franquia da Marvel, desde a sua primeira aparição em Homem de Ferro 2 (2010), a Viúva Negra (Scarlett Johansson) irá ganhar seu primeiro filme solo. A produção já foi confirmada pela empresa no ano passado. A diretora australiana Cate Shortland foi contratada para conduzir o filme, e Scarlett segue no papel.

Cate assinou o longa Lore (2013), que mostra o sofrimento do povo alemão quando as tropas nazistas dominaram o país. Ela se tornará a primeira mulher a dirigir sozinha um filme da Marvel (Anna Boden comandou Capitã Marvel junto com o marido, Ryan Fleck). Ainda sem data de estreia prevista, o filme será escrito por outra mulher, a roteirista Jac Schaeffer, e não será influenciado pelos acontecimentos dos Vingadores, inclusive deve se passar antes do primeiro longa do grupo de super-heróis da Marvel.

Pantera Negra 2

Um dos maiores sucessos de bilheteria em 2018, Pantera Negra ganhará sua sequência, que está em fase de desenvolvimento. Segundo informações do site The Hollywood Reporter, Ryan Coogler, responsável pelo primeiro filme do herói, será novamente o diretor e roteirista. Conforme a publicação, espera-se que as filmagens comecem em 2020. Ainda não há maiores detalhes sobre a trama. O jornal Metro UK indicou que Donald Glover (Atlanta), também conhecido como Childish Gambino em seu projeto musical, estaria em negociação para integrar o elenco.

Doutor Estranho 2

Após ter ganhado bastante destaque em Vingadores: Guerra Infinita, o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) voltará a protagonizar um novo filme. Conforme informações do The Hollywood Reporter, o diretor Scott Derrickson voltará a trabalhar com o roteirista C. Robert Cargill na sequência, repetindo a parceria da parceria de 2016. A publicação indica que nomes como Benedict Wong e Rachel McAdams voltarão ao elenco e que as filmagens começarão em 2020, com o filme chegando aos cinemas em 2021.

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Inicialmente, Guardiões da Galáxia Vol. 3 estava previsto para ser uma das primeiras produções da quarta fase do MCU. No entanto, o diretor dos dois primeiros filmes, James Gunn, foi demitido do terceiro longa, em 2018, após ter tweets antigos divulgados. Nas mensagens publicadas, o cineasta fazia piadas sobre temas como pedofilia, estupro e aids. Este ano, Gunn foi recontratado pela Disney, o que foi comemorado por Chris Pratt.

– Acho que foi a decisão correta, realmente a apoio. Estou muito orgulhoso da Disney por terem trazido James de volta e feliz não somente por nós, mas também pelos fãs. Acho que encerrará a trilogia do melhor jeito – disse em entrevista à revista People.

De acordo com o site Digital Spy, as filmagens do terceiro Guardiões da Galáxia devem iniciar somente em 2021.

Capitã Marvel 2

Com o recente sucesso da personagem vivida por Brie Larson, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, revelou ter mais planos para a Capitã Marvel. Em entrevista ao site ScreenRant, ele revelou que uma sequência seria bem-vinda.

– Fazer esse primeiro filme foi, de certa forma, uma grande tempestade de ideias do que pode acontecer no futuro. Então, o que virá daqui para frente ainda não está claro. Mas o que isso (uma sequência) pode vir a ser é algo maravilhoso – disse Feige.

Ao ser entrevista pelo site Comic Book, em janeiro, Brie Larson lançou a ideia da Capitã Marvel liderar uma equipe só de heroínas. Quem sabe?

Os Eternos

Entre as novas apostas da Marvel para os cinema está Os Eternos, que aborda um grupo de uma raça superdesenvolvida – quem faz parte dessa linhagem é Thanos, por exemplo.

– Queremos introduzir personagens que a maioria dos fãs nunca ouviu falar, como fizemos com Guardiões da Galáxia e até mesmo os Vingadores, antes de eles se tornarem tão conhecidos. Os Eternos são desses grupos. Temos a ideia de introduzi-los como parte de algo maior – declarou Kevin Feige, presidente dos estúdios Marvel, em uma coletiva de imprensa em fevereiro.

Segundo informações do The Hollywood Reporter, a atriz Angelina Jolie deve integrar o elenco do filme. A publicação indica que ela será Sersi, uma personagem com mais de cinco mil anos de vida que, nos dias atuais, se disfarça no perfil de uma socialite de Nova York. O THP também indicou que a direção do filme será de Chloé Zhao (Domando o Destino). Não há previsão de início das filmagens nem estreia de Os Eternos.

Shang-Chi

Outro personagem dos quadrinhos que está a caminho é Shang-Chi, o mestre do kung-fu do universo Marvel. O roteiro será de Dave Callaham, de descendência chinesa, e a direção de Destin Cretton (O Castelo de Vidro), para a direção.

Segundo informações do Deadline, a intenção da Marvel é trabalhar com uma abordagem similar a de Pantera Negra, pois será o primeiro longa da empresa sobre um super-herói asiático.

Nova, latinidade e mais

Quem também pode ganhar filme é o herói cósmico Nova. Adam McKay, diretor de Vice, afirmou em entrevista que a Marvel estava desenvolvendo uma ideia para um filme do personagem. Feige não confirmou oficialmente, mas afirmou que o personagem tem “potencial imediato” para o cinema.

Outra possibilidade é um super-herói latino chegar às telas.

– Acredito que é possível. Mais que isso: acredito que é provável, sim – disse Feige durante a Comic-Con, realizada em San Diego, em 2017.

Ainda, a fusão entre Disney e Fox abre muitas portas para o universo cinematográfico da Marvel – X-Men, Quarteto Fantástico e até Deadpool podem entrar nesse universo.

Do cinema para o streaming

A Marvel ainda terá seus personagens dos quadrinhos em séries da Disney+, serviço de streaming que será lançado em novembro nos Estados Unidos e tem previsão de chegar à América Latina no segundo semestre de 2020.

Entre as primeiras atrações da Marvel confirmadas para o streaming está Loki, com o próprio Tom Hiddleston, reprisando o papel que viveu nos filmes de Thor e dos Vingadores.

Visão (Paul Bettany) e Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), que surgiram na saga dos Vingadores, também desembarcarão na Disney+ com a série WandaVision.