O longa dá continuidade à franquia mais clássica da Pixar

Em 2010, estreou Toy Story 3, o final do que a maioria dos fãs considerou uma trilogia quase perfeita – então, o anúncio de Toy Story 4, ainda em 2014, foi, de certa forma, uma surpresa. Agora, em 2019, quase dez anos depois do último filme, estamos a poucos meses de mais uma continuação da franquia mais clássica da Pixar, dirigida por Josh Cooley (roteirista de Divertida Mente) e produzida por John Lasseter. Mas o que já se sabe sobre o novo longa? Abaixo, reunimos todas as informações que já foram divulgadas. Confira.

Toy Story 4

Quando Toy Story 4 chega aos cinemas?

Em 21 de junho de 2019 – no Brasil, que sempre estreia os filmes nas quintas-feiras, no dia 20 de junho. O plano original era lançar a animação em junho de 2017; ou seja, o longa sai com nada menos que dois anos de atraso.

Por que o atraso?

Simples: em determinado ponto da produção, a Pixar percebeu que não estava gostando da direção que o filme estava tomando – e decidiu jogar tudo no lixo e recomeçar. Isso mesmo. “Eles deletaram três quartos do filme e reescreveram”, contou Annie Potts, que dubla a personagem Betty (ou Bo Peep, no original em inglês), em entrevista à rádio Times. “Geralmente, do começo ao fim da produção [de um longa de animação], se passam dois anos. Mas eles jogaram a maior parte na lata do lixo e começaram de novo.” Ela completou: “Eles são engraçados, esse pessoal da Pixar. Eles têm uma liberdade criativa muito grande. Então eles simplesmente levam o tempo que precisarem [para finalizar um filme].”

Qual é a trama?

No final de Toy Story 3, Andy vai embora para a universidade e doa seus antigos brinquedos para outra criança, Bonnie. Em Toy Story 4, Woody, Buzz e os outros brinquedos estão felizes vivendo com Bonnie, mas enfrentam uma espécie de crise existencial provocada por Forky – um brinquedo que Bonnie criou a partir de um garfo de plástico. O quê, afinal, define os brinquedos como o que são? “Woody sempre esteve confiante a respeito de seu lugar no mundo, e de que sua prioridade é cuidar de sua criança, seja ela Andy ou Bonnie”, diz a sinopse oficial. “Mas, quando Forky declara ser ‘lixo’, e não um brinquedo, Woody tenta fazer com que Forky aceite e se alegre com a realidade de ser um brinquedo.”

Toy Story 4

A sinopse continua: “Mas, quando Bonnie leva todos eles com sua família durante uma viagem, Woody acaba enfrentando um desvio inesperado, que inclui uma reunião com sua amiga Betty, há muito perdida. Depois de passar anos sozinha, Betty desenvolveu um espírito aventureiro, e sua vida na estrada contrasta com seu exterior delicado de porcelana.”

Um trailer já foi divulgado?

Não um trailer completo, mas diversos teasers e materiais promocionais já foram lançados. O primeiro deles, bastante simples, mostrava os brinquedos reunidos em um momento alegre, até serem interrompidos pela chegada do novo personagem Forky:

O segundo teaser apresentou mais dois personagens inéditos, Ducky e Bunny – brinquedos que são possíveis prêmios para os vencedores em um clássico jogo de parque de diversões. No vídeo, os dois comentam como estão empolgados para a estreia de Toy Story 4, e fazem imitações de Woody e Buzz.

No terceiro, vemos o retorno de Betty/Bo Peep, e Buzz preso ao lado de Ducky e Bunny no parque de diversões:

Um quarto trecho estreou no programa televisivo Good Morning America, mostrando um flashback de uma missão de resgate de um brinquedo perdido liderada por Woody e Betty:

Quem está no elenco de Toy Story 4?

Tom Hanks e Tim Allen retornam para os seus papéis como Woody e Buzz, tendo dublado os personagens ao longo de toda a saga. Outros dubladores que retornam para os mesmos papéis são Joan Cusack (Jessie), Michael Keaton (Ken), Jodi Benson (Barbie), Blake Clark (Slinky), Wallace Shawn (Rex), John Ratzenberger (Hamm), Estelle Harris (Sra. Cabeça de Batata), Kristen Schaal (Trixie), Bonnie Hunt (Dolly), Timothy Dalton (Mr Pricklepants), Jeff Garlin (Buttercup), Jeff Pidgeon (os Aliens), Laurie Metcalf (senhora Davis) and Lori Alan (senhor Anderson).

Além disso, Annie Potts retorna ao papel de Betty/Bo Peep, personagem que dublou nos dois primeiros filmes da saga – e que ficou de fora de Toy Story 3. “Ela é moderna, independente, capaz e confiante”, disse Potts, a respeito do retorno da personagem. “Ela foi concebida para inspirar o público com o modo como lidou com graça com os altos e baixos da vida. Eu admiro isso.”

Toy Story 4

Betty não apareceu no terceiro Toy Story por causa das cenas “arriscadas” enfrentadas pelos demais personagens – os produtores imaginaram que o público pudesse achar inverossímil se uma boneca de porcelana não se quebrasse nessas cenas. A explicação, nos filmes, foi de que a boneca havia se perdido em algum momento da vida de Andy; como de fato acontece com diversos brinquedos conforme as crianças crescem. “Betty assumiu o controle de seu próprio destino”, declarou o diretor Josh Cooley. “Agora, ela e Woody mal podem acreditar que se reencontraram.”

Já Don Rickles, que dublou o Sr. Cabeça de Batata nos três primeiros Toy Story, morreu em 2017, antes de gravar sua participação na nova animação – e a Pixar ainda não confirmou se contratou outro dublador para o papel, ou se preferiu excluir o personagem da sequência (embora o brinquedo apareça no primeiro teaser, que não tem falas).

Forky, um dos novos personagens, é dublado por Tony Hale, de Arrested Development e Veep. “O mundo de Toy Story é construído sobre a ideia de que tudo e todos no mundo têm um propósito”, explicou Cooley. “O propósito de um brinquedo é estar lá por sua criança. Mas o que dizer de brinquedos que são feitos a partir de outros objetos? Forky é um brinquedo que Bonnie fez com um garfo descartável, então ele está em crise. E a performance de Tony como Forky é uma salada cômica de confusão, confiança e empatia. Eu estou muito feliz por ele ter aceitado o papel.”

Já os comediantes Keegan-Michael Key e Jordan Peele dublam Ducky e Bunny, respectivamente. “Eles são engraçados sem fazer esforço nenhum, o que já seria suficiente por si só”, elogia o diretor Cooley. “Mas eles também são atores incríveis, e realmente entendem a história.”

E, bem Keanu Reeves vai estar no filme – em um papel misterioso, ainda não revelado. Tim Allen, dublador de Buzz, foi quem comentou a participação do ator, em entrevista no The Tonight Show. Mais tarde, Reeves falou sobre o assunto, em entrevista ao Collider: “Do nada, eu recebi um telefonema das pessoas adoráveis da Pixar, o que foi muito legal”, ele narrou. “Eles jogaram o personagem para mim e nós conversamos a respeito, e depois eles meio que me deixaram improvisar em cima disso.”

Em 2015, foi divulgado que Patricia Arquette também estaria no filme, interpretando uma personagem descrita como uma “mãe hippie”; mas não se sabe se a personagem foi mantida, uma vez que o longa passou por tantas modificações nos últimos anos.

Vai haver um Toy Story 5?

Ainda não há planos concretos para um quinto filme, mas Tim Allen é da opinião de que a Pixar poderia estar aberta à possibilidade: “Uma vez que você já tem quatro filmes, você passou do ponto de ter uma trilogia fechada, então eu não vejo motivos pelos quais eles não poderiam fazer. Se eles me perguntassem, eu certamente faria um quinto filme.”

Leia mais:

Pixar anuncia Onward, seu próximo longa original
Wi-fi Ralph: você identificou todas as referências na cena com as Princesas da Disney?
Veja quais são os easter eggs de mais de 30 filmes da Disney