O filme faz referência a episódios como Metalhead, Nosedive, San Junipero e White Bear

Black Mirror é um easter egg gigante – como um internauta bem definiu em um dos tweets que citamos abaixo. Apesar de as histórias dos capítulos serem independentes entre si, cada episódio faz várias referências a episódios ou mesmo temporadas anteriores – e, olhando em retrospecto, é possível até descobrir que novos capítulos já foram referenciados antes da estreia, em episódios lançados previamente! Bandersnatch, o filme interativo que faz parte do universo da série e foi lançado pela Netflx no final de dezembro, não é exceção. Confira abaixo a lista de easter eggs encontrados no episódio. Você conseguiu identificar todos eles? Atenção: o texto abaixo é cheio de spoilers!

Bandersnatch - Black Mirror

Metalhead

Este é bem óbvio: um dos games desenvolvidos pela empresa Tuckersoft se chama Metl Hedd, referência clara ao quinto episódio da quarta temporada, Metalhead, e a seus cachorros robóticos assassinos.

Nosedive

Claro, Bandersnatch tem diversos finais – mas um deles contém um dos melhores easter eggs do filme. Nele, vemos o protagonista Stefan ouvindo uma fita, que toca apenas alguns barulhos difíceis de identificar. De alguma forma, os fãs acabaram descobrindo que rodar os sons por meio de um emulador ZX Spectrum revela um QR code, que por sua vez leva ao site da Tuckersoft – onde é possível baixar e jogar Nohzdyve, outro dos videogames citados no episódio (e que também faz referência a outro episódio de Black Mirror, Nosedive, da terceira temporada).

Além disso, na página do jogo Metl Hedd dentro do tal site da Tuckersoft, é possível clicar em um banner publicitário no fim da página, que leva para outro site, onde o jogador pode dar notas a seus amigos – exatamente como acontece no capítulo Nosedive original.

White Bear

O segundo episódio da segunda temporada de Black Mirror é até agora um dos mais elogiados – e o logo de White Bear é o mesmo que vemos repetidamente em Bandersnatch, em pôsters, telas e revistas, e também desenhado por Stefan nas paredes da prisão em alguns dos finais.

San Junipero

Outro dos episódios mais amados aparece no nome da instituição onde a psiquiatra de Stefan trabalha: Saint Juniper Hospital. O nome já apareceu, exatamente dessa forma, no capítulo Black Museum, da quarta temporada: Rolo Haynes também costumava trabalhar em um Saint Juniper Hospital. E, bem, o nome da psiquiatra de Stefan é Dr. R Haynes. Coincidência?

TCKR

A empresa de tecnologia TCKR apareceu pela primeira vez na terceira temporada, mas tem sido uma constante no universo de Black Mirror: em San Junipero, a companhia foi a criadora da tecnologia que permite a pessoas idosas viverem uma vida alternativa em outra realidade; e, em Black Museum, a TCKR foi uma das empregadoras do já citado Rolo Haynes. E, em Bandersnatch, a desenvolvedora de games Tuckersoft é abreviada como TCKR.

Playtest

Episódios anteriores são referenciados em Bandersnatch, mas o próprio Bandersnatch já foi referenciado em episódios prévios de Black Mirror: em Playtest, na terceira temporada, uma revista traz uma série de reviews de games, e um deles é justamente o que dá nome ao filme interativo.

The National Anthem

Michael Callow, o primeiro-ministro do primeiríssimo episódio da primeira temporada de Black Mirror, é citado em uma notícia de TV em Bandersnatch. Ah, falando em notícias, o jornal que aparece em alguns dos finais do filme (com a notícia do assassinato do pai de Stefan) traz textos que se referem a outros episódios – são eles Hang the DJ, USS Callister e Fifteen Million Merits.