A participação de algumas das personagens mais icônicas da companhia é um dos trechos mais comentados da sequência de Detona Ralph

Na última semana, estreou nos cinemas brasileiros Wi-fi Ralph: Quebrando a Internet, sequência de Detona Ralph, de 2012 – e muita gente tem ido aos cinemas só para conferir a tão falada participação especial das Princesas Disney, que causou furor desde que os primeiros trailers do filme foram divulgados: reunidas pela primeira vez, e todas em versão 3D (já que muitas das personagens, como Branca de Neve, Cinderela e Aurora, só tinham dado as caras em versão 2D, nos seus longas originais), as Princesas interagem com a personagem Vanellope e fazem piada com os clichês de seus próprios filmes e dos contos de fada de modo geral.

Wi-fi Ralph - Princesas

Agora, o site Flicks and the City publicou um vídeo especial, em que destaca detalhes minúsculos escondidos na cena, nas roupas e até mesmo nas falas das Princesas – são alusões criativas aos filmes clássicos em que as personagens apareceram pela primeira vez, e que podem acabar passando batido por quem só assistiu o filme uma vez. O vídeo (sem legendas) você encontra lá no final do post – mas abaixo nós traduzimos e explicamos melhor todos os easter eggs. Confira:

“Então isto é o amor”

Quando conhecem Vanellope, as Princesas ficam apaixonadas pelas roupas confortáveis da menina – e Cinderella decide colocar seus ratinhos (que, no filme original, criam seu vestido de baile) para confeccionar pijamas e moletons para ela mesma e suas amigas. Ao finalmente sentir o conforto de suas novas vestes, Cinderela suspira “Ah, então isto é o amor!” – uma referência à canção So This Is Love, que ela canta com o Príncipe Encantado na animação de 1950.

As novas roupas

As novas vestes das Princesas trazem frases e estampas cheias de referências às histórias originais. A camiseta usada por Rapunzel, por exemplo, traz a frase “We’ve got a dream” (“nós temos um sonho”) e o símbolo da Snuggly Duckling, taberna onde, em Enrolados, ela e os outros personagens cantam a canção sobre seus sonhos e desejos; e sua calça é estampada com o símbolo de seu reino – enquanto a blusa usada por Moana tem a hashtag #Shiny, acompanhada de uma ilustração de Tamatoa, o vilão que, na animação Moana, canta a música Shiny.

Wi-fi Ralph - Princesas

A camiseta usada por Ariel também traz palavras que fazem referência a uma canção de A Pequena Sereia, Part of Your World; o blusão de Pocahontas traz um lobo uivando para a lua e a frase “blue corn moon”, que aparece na faixa Colors of The Wind; o moletom de Cinderela é estampado com a clássica carruagem de seu filme e a inscrição “G2G”, gíria em inglês para “got to go”, algo como “tenho que ir”, referência à sua fuga do baile à meia-noite, quando acaba o feitiço da Fada Madrinha. Branca de Neve tem uma camiseta estampada com a maçã envenenada de seu filme; e o moletom de Elsa, é claro, diz “Just let it go”.

Wi-fi Ralph - Princesas

A camiseta de Bela tem a silhueta da Fera, junto da frase “Beast friends forever”, uma brincadeira com a palavra “Beast”, “Fera”, e a frase “best friends forever”, “amigos para sempre.” A de Anna traz um desenho de um sanduíche e a frase “finish each others”, referência à frase “finish each other’s sandwiches”, da música Love Is an Open Door, de Frozen; e a de Tiana é estampada com a palavra “NOLA”, abreviação de “New Orleans, Louisiana”, sua cidade natal, além de contar com a coroa que aparece na logo oficial do filme A Princesa e o Sapo. Mulan usa uma jaqueta estampada com Mushu, seu fiel companheiro no longa que leva seu nome. A de Jasmine tem uma referência aos três desejos concedidos pelo Gênio em Aladdin; a de Mérida, a figura de um urso, acompanhada de palavra “mãe” (já que sua mãe é transformada em um no filme Valente) – e, no moletom de Aurora, é possível ler “nap queen”, algo como “rainha das sonecas”, já que ela é A Bela Adormecida.

Wi-fi Ralph

Wi-fi Ralph - Princesas

O camarim

O cenário onde Vanellope encontra as Princesas é o camarim das personagens, dentro do site Oh My Disney, dedicado aos filmes da companhia – e o espaço reservado a cada uma delas tem objetos e detalhes condizentes com sua personalidade e história. Na mesa de Bela, é claro, há uma coleção de livros, além do espelho mágico de seu filme, e de um candelabro muito parecido com o personagem Lumière – na de Ariel também há um candelabro, aquele mantido por ela em sua coleção de secreta de objetos humanos.

Tiana mantém uma foto de seu restaurante Tiana’s Place na parede e uma fotografia de sua família sobre a mesa; e Mérida tem uma coleção de pequenos ursos de pelúcia, referência à transformação de seus irmãos em Valente. Anna mantém as bonecas que tinha quando criança, confeccionadas para se parecer com ela mesma e sua irmã, Elsa; e Rapunzel tem seu camaleão de estimação, Pascal (outros bichinhos de estimação a dar as caras são o guaxinim Meeko, de Pocahontas, e o tigre Rajah, de Aladdin). A mesa de Cinderela tem uma abóbora, além de um relógio parado à meia-noite.

Atividades

Logo que Vanellope entra no camarim, as Princesas estão concentradas em suas atividades – todas bastante adequadas a suas personalidades. Aurora, é claro, está dormindo; inclusive com uma rosa nas mãos, como faz em A Bela Adormecida; enquanto Rapunzel está fazendo uma pintura na parede, como era seu hábito em Enrolados. E Cinderela, penteando os cabelos de Pocahontas, encontra presa neles uma folha – referência à cena de Colors of the Wind em que as folhas outonais voam em torno dos cabelos da personagem (aliás, repare como o cabelo de Pocahontas em Wi-fi Ralph está sempre esvoaçando graciosamente, mesmo a cena aconteça no interior de uma sala).

Wi-fi Ralph - Princesas

Wi-fi Ralph - Princesas

As armas

Quando se assustam com a chegada repentina de Vanellope, as Princesas se preparam para atacá-la – e cada uma apresenta uma arma bastante caraterística: armas de verdade, no caso de algumas (como Mulan com sua espada, e Mérida com seu arco e flechas); mas objetos mais curiosos no caso de outras – um livro para Bela, a icônica frigideira para Rapunzel, a lâmpada mágica para Jasmine, um remo para Moana.

Wi-fi Ralph

Cinderela chega a quebrar seu sapatinho de cristal, para torná-lo afiado e usá-lo como arma; enquanto Pocahontas empunha o cajado com o qual, em seu filme original, seu pai pretendia executar John Smith. Elsa apenas se prepara para usar seus poderes mágicos, e Anna, seus punhos – como na cena de Frozen em que ela acerta um soco no vilão Hans. Talvez as “armas” mais divertidas sejam as de Aurora, Ariel e Tiana; respectivamente o fuso de uma roca (que faz a princesa adormecer no filme original), um garfo (um dos objetos favoritos da coleção da sereia) e um rolo de macarrão (já que Tiana é uma cozinheira de mão cheia).

Wi-fi - Ralph

Confira o vídeo completo abaixo – e saiba mais sobre os easter eggs presentes em mais de 30 outros filmes da Disney e da Pixar, aqui.