A Disney e a Pixar têm como tradição esconder easter eggs em suas animações

Procurar por easter eggs nos filmes da Disney e da Pixar é algo que os fãs adoram fazer – e com razão, já que os estúdios há décadas escondem pequenas surpresas em suas produções: referências a personagens, cenas e objetos de outros filmes Disney/Pixar, além de atrações dos parques da Disney e até mesmo homenagens a celebridades. Separamos alguns dos mais divertidos. Confira a lista logo abaixo – quais deles você já conhecia?

1 – O nome do circo de Dumbo é “WDP Circus”, uma referência a “Walt Disney Productions”.

2 – Em O Ratinho Detetive, aparece um boneco de fazer bolhas de sabão no formato do Dumbo.

3 – Em Oliver e Sua Turma, é possível ver a Princesa Aurora, de A Bela Adormecida, caminhando na rua no background de uma das cenas.

4 – Vários cachorros de A Dama e o Vagabundo aparecem em 101 Dálmatas: Lady, Vagabundo, Joca, Peggy e Bull.

5 – Bambi sua mãe aparecem também em Mogli e em Bernardo e Bianca, em cenas curtas – os personagens fazem inclusive os mesmos movimentos: é uma espécie de “reciclagem de cenas” que a Disney já fez várias vezes, usando o storyboard de um filme como base para outro.

6 – Em A Pequena Sereia, na cena que mostra o show apresentado pelas irmãs de Ariel, é possível ver Mickey, Pato Donald e Pateta na plateia. E o Rei e o Grão-Duque de Cinderela aparecem como convidados na cena do casamento de Eric com a vilã Úrsula disfarçada.

7 – Em Aladdin há diversos easter eggs: na cena em que o Sultão está brincando com seus bonecos, por exemplo, é possível ver que um dos brinquedos é a Fera, de A Bela e a Fera. O caranguejo Sebastião, de A Pequena Sereia, agarra o dedo do Gênio em outra cena. E, no final do filme, quando é libertado por Aladdin, o Gênio ele pode ser visto usando um boné do Pateta.

8 – Em A Bela e a Fera, na cena em que Maurice está perdido na floresta com o cavalo Felipe, os dois encontram uma placa de madeira com sinais apontando em várias direções – e, bem apagado, é possível ler, em dois deles, “Anaheim” e “Valencia”: Anaheim é a cidade na Califórnia onde fica a Disneyland; e Valencia é onde fica o California Institute os Arts, onde muitos dos artistas que trabalham para a Disney estudaram e estudam.

9 – Em uma cena de O Corcunda de Notre Dame, Bela, de A Bela e a Fera, pode ser vista andando na rua – e Pumba, de O Rei Leão, aparece na forma de uma das gárgulas da catedral.

10 – Em Tarzan, a chaleira Mrs Potts e a xícara Chip, de A Bela e a Fera, fazem parte da louça do acampamento. Quando o Professor é virado de cabeça para baixo pelos gorilas e várias coisas caem de seus bolsos, podemos ver Irmãozinho, o cachorro de Mulan. E, quando Tarzan está sendo ensinado a respeito da cultura do “mundo humano”, uma das imagens que é utilizada na aula é uma ilustração do castelo Neuschwanstein, na Alemanha, que inspirou os castelos do parques da Disney na Califórnia e em Orlando.

11 – Em Hércules, podemos ver o protagonista vestindo a pele do vilão Scar, de O Rei Leão – o irônico é que Zazu, em O Rei Leão, comenta maldosamente que Scar daria um belo tapete. Já na cena em que cantam a música Não Direi Que é Paixão com Meg, as Musas aparecem como bustos de mármore, na mesma posição e da mesma forma que os bustos de mármore que cantam no cemitério da Haunted Mansion, atração do Magic Kingdom e da Disneyland. E, quando Hércules chega para salvar Meg no submundo, Hades leva o herói até a personagem e fala “it’s a small world, after all” (algo como “afinal de contas, é um mundo pequeno”), uma referência à música da atração It’s a Small World, também da Disneyland e do Magic Kingdom.

12 – Em Lilo & Stitch, na cena em que Lilo está observando uma estrela cadente pela janela de seu quarto, podemos ver um boneco de Dumbo dentro do cômodo, no canto esquerdo. No quarto de Nani, há um pôster da Mulan – e existe até um restaurante asiático com o nome de Mulan perto de onde Lilo e Nani moram. O colar de David tem um pingente igual ao anzol mágico de Maui, de Moana – mas há quem aposte que isso é mesmo só uma coincidência, e não um easter egg proposital, já que o símbolo é bastante comum na cultura polinésia. O filme também conta com uma cena em que Lilo e Stitch estão tomando sorvete e olhando alguns cartões postais, e é possível ver que um dos cartões mostra o castelo do Magic Kingdom, de Orlando.

13 – Durante uma cena de Irmão Urso, Nemo, de Procurando Nemo, aparece rapidamente, entre vários salmões.

14 – Em Planeta do Tesouro, um boneco de Stitch, de Lilo & Stitch, aparece em uma prateleira no quarto de Jim.

15 – Em Toy Story, Woody e Buzz param em um posto de gasolina Dinocco, a mesma marca pela qual Lightning McQueen tenta ser patrocinado em Carros. Em Toy Story 3, no painel no quarto de Andy, há um cartão postal enviado por Carl e Ellie, de Up.

16 – Em Monstros S.A., no quarto de Boo, é possível ver bonecos de Nemo e Jesse, respectivamente de Procurando Nemo e Toy Story.

17 – Em A Família do Futuro, os personagens visitam a “Todayland”, inspirada na “Tomorrowland” do Magic Kingdom, um dos parques da Disney em Orlando.

18 – Na coleira de Bolt, do filme de mesmo nome, é possível ler “2100 Riverside Drive, Hollywood” – o endereço atual dos estúdios Disney.

19 – Em Operação Big Hero, Hans, de Frozen, ilustra um cartaz de “procurado”. E uma das torres da cidade de San Fransokyo, que conta com telões que exibem vídeos e publicidade, exibe uma pequena cena de Detona Ralph.

20 – Dug, de Up, aparece em forma de sombra em Ratatouille. E a Vespa que o chefe de Ratatouille pilota aparece no lixão de Wall-E.

21 – Na cena de abertura de A Princesa e o Sapo, uma mulher aparece sacudindo um tapete em uma sacada – e esse tapete é o Tapete Mágico de Aladdin. O crocodilo Louis também tem uma cena easter egg, em que faz uma careta imitando Madame Min, de A Espada Era a Lei. Enquanto Mama Odie canta Dig a Little Deeper, ela joga vários objetos pela sala, e um desses objetos é a lâmpada do Gênio, de Aladdin. No quarto de Charlotte, há um livro de Rapunzel. E o Rei Tritão, de A Pequena Sereia, aparece na forma de um balão na festa de Mardi Gras.

22 – Um dos barcos na marina de Procurando Nemo se chama “For The Birds”, mesmo nome de um curta da Pixar.

23 – O personagem Doc, de Carros, aparece na rua em Os Incríveis.

24 – Em Up, quando a casa de Carl flutua carregada por balões, ela passa pela janela de um apartamento que é mostrado de dentro para fora, onde há uma menina brincando – e no chão, no quarto dela, podemos ver a icônica bola da Pixar e o urso Lotso, o vilão de Toy Story 3.

25 – Em Detona Ralph, a pontuação mais alta no jogo Fix-It Felix, onde o protagonista é o vilão, é 120501, uma referência oculta à data de nascimento de Walt Disney, 5 de dezembro de 1901. Na central dos videogames também podemos ver Tiny, o tiranossauro de A Família do Futuro. E, quando Ralph vai à reunião com os outros vilões de videogame, há um recado colado em um mural na parede, alertando sobre um cachorro desaparecido – e esse cachorro é Bolt.

26 – Em Enrolados, quando Rapunzel e Flynn estão lendo na biblioteca, é possível ver três títulos de livros que também são desenhos da Disney: A Bela Adormecida, A Bela e a Fera e A Pequena Sereia. E, na torre onde Rapunzel vive, aparece a mesma roda de fiar de A Bela Adormecida. Já na taverna Snuggly Duckling, onde os personagens cantam a música I’ve Got a Dream, há um boneco do personagem Pinóquio, apoiado entre as vigas do teto.

27 – Sully, de Monstros S.A., aparece desenhado em um toco de árvore na caverna da bruxa em Valente.

28 – Em Frozen, há alguns convidados especiais na cena da coroação de Elsa: Rapunzel e Flynn aparecem rapidamente, de costas (Rapunzel já com o cabelo curto que usa no fim de Enrolados); e Tina e Naveen, de A Princesa e o Sapo, aparecem ao longe, no meio do público.

29 – Em uma das cenas de Divertidamente, podemos avistar um quadro de Figment, personagem que é praticamente um símbolo do Epcot, um dos parques da Disney em Orlando, e o protagonista da atração Journey Into Imagination.

30 – Em Zootopia, quando a protagonista Judy passa de trem por Tundra Town, é possível ver, pela janela, duas filhotes elefantes vestidas com as mesmas roupas de Elsa e Anna, de Frozen. No Clube Naturalista, também podemos ver a lâmpada do Gênio, de Aladdin.

31 – Em Moana, na caverna do caranguejo Tamatoa, quando Maui se transforma rapidamente em vários animais diferentes, ele aparece por um segundo como a rena Sven, de Frozen. Um dos objetos na caverna de Tamatoa, aliás, é a lâmpada de Aladdin – pelo jeito, um dos ícones favoritos da Disney quando se trata de criar easter eggs. Quando Maui canta You’re Welcome, um dos peixes que ilustra a cena, desenhado à mão, é Linguado, de A Pequena Sereia. Partes do Olaf, de Frozen, aparecem dentro da cesta que Moana leva consigo quando vai embora de casa – o nariz e um dos braços, mais precisamente. Ralph, de Detona Ralph, aparece desenhado à mão quase no fim dos créditos – e, depois deles, em uma cena pós-créditos, Tamatoa reaparece e faz uma piada sobre Sebastião, de A Pequena Sereia.

32 – Em Coco, há brinquedos de Buzz e Woody, de Toy Story, pendurados em uma loja de rua. No curta Dante’s Lunch, divulgado antes do lançamento do filme, um menino está usando sandálias estampadas com a imagem de Lightning McQueen, de Carros.

33 – Em todos os filmes da Pixar, em algum momento, aparece a sequência “A113”, que representa o número da sala onde muitos dos primeiros animadores do estúdio estudaram design gráfico juntos. Também em todos os filmes da Pixar, podemos ver o caminhão do restaurante Pizza Planet, uma forma de homenagear o primeiro grande sucesso do estúdio, Toy Story.