A estreia da oitava temporada do seriado está marcada para 2019

Ainda falta bastante para a estreia daquela que será a última de Game of Thrones, a série épica da HBO baseada nos livros As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin. Mas quais informações já foram liberadas até agora? Reunimos tudo aqui – de detalhes sobre as gravações a especulações a respeito do roteiro.

Game of Thrones

Quando a temporada estreia?

Em 2019. Embora o ano já tenha sido confirmado pela HBO (veja abaixo), o mês ainda é incerto. O site Metro chegou a publicar uma entrevista com a atriz Maisie Williams, intérprete de Arya Stark, em que ela supostamente afirma que a oitava temporada chegaria à HBO em abril; mas, mais tarde, Williams desmentiu a matéria: “Este ‘quote’ com a data de estreia de Game of Thrones que eu supostamente falei é completamente falso e foi tirado de uma entrevista que eu dei anos atrás”, escreveu a atriz no Twitter.

Um pôster oficial para a temporada já foi lançado, confirmando a data:

O comunicado oficial divulgado com o pôster dá mais informações: a temporada terá apenas seis episódios; será dirigida por David Benioff, D.B. Weiss, David Nutter e Miguel Sapochnik; e terá como roteiristas David Benioff, D.B. Weiss, Bryan Cogman e Dave Hill. Os produtores executivos são David Benioff, D.B. Weiss, Carolyn Strauss, Frank Doelger e Bernadette Caulfield.

Por que tanta demora?

Em janeiro deste ano, Casey Bloys, diretor da HBO, falou a respeito em entrevista à Entertainment Weekly: “Eles precisam de tempo para fazer o show no maior nível de qualidade possível”, declarou. “Conforme a série avançou, ela cresceu: maiores cenas de batalha, maiores efeitos especiais. Essas coisas levam tempo. Mas eu posso garantir: Dan e Dave não estão sentados em uma praia, esperando para voltar ao trabalho. Eles são perfeccionistas, e esta data é o mais cedo que eles podem prometer, mantendo um nível de qualidade com o qual se sintam confortáveis.”

Quantos episódios terá a temporada?

Apenas seis, conforme já foi confirmado pela HBO – mas os produtores David Benioff e D.B. Weiss garantiram que cada episódio será maior que a média da série, durando de 60 a 120 minutos.

Veremos novos personagens?

Tudo indica que sim. O Watchers on the Wall, maior fansite de Game of Thrones, publicou que o ator Marc Rissmann (de The Last Kingdom e Into The Badlands) foi escalado para interpretar Harry Strickland, que, nos livros, é o líder de um grupo de mercenários chamados The Golden Company – na sétima temporada, Cersei Lannister manda Euron para Esssos justamente para contratar a Golden Company. O ator Seamus O’Hara também foi contratado, para o papel de um personagem chamado Fergus, que não é citado nos livros. Já a atriz Danielle Galligan deve interpretar uma personagem chamada Sarra – e os redatores do Watchers repararam que a única Sarra a ser citada nos livros é Sarra Frey, uma das netas de Walder Frey. Alice Nokes, de EastEnders, vai dar vida a outra nova personagem, chamada Willa.

Esta é realmente a última temporada?

Sim. “Não vai acontecer do jeito que as pessoas querem”, comentou Isaac Hempstead-Wright, que interpreta Bran Stark. “Vai ser muito triste para algumas pessoas, muito triste para outras, muito isso, muito aquilo. É a natureza dos finais. Não vai haver mais nada depois, e a certeza de que acabou vai incomodar muita gente.” Maisie Williams completou, em entrevista ao site NME: “É o fim de uma era. Todo mundo [do elenco] está fingindo que não é nada demais, e no momento eu estou tentando focar em fazer tudo o mais perfeitamente possível: eu tenho uma expectativa na minha cabeça, eu sei como quero que seja feito. Eu realmente espero alcançar isso. Eu quero viver a respirar cada minuto desta temporada, porque, quando acabar, acabou.” Lena Headey, intérprete de Cersei Lannister, afirmou que uma cena do final, em especial, fez todo o elenco chorar: “Foi bastante surpreendente”, ela disse, em entrevista ao Mashable.

A trama dos livros vai ser aproveitada na série?

Em 2014, Benioff e Weiss chegaram a declarar que haviam conversado com George R.R. Martin e sabiam como a saga literária vai terminar. Porém, desde a segunda temporada, Game of Thrones foi se desligando cada vez mais de As Crônicas de Gelo e Fogo: certas coisas acontecem nas duas histórias em momentos diferentes, ou com personagens diferentes – e alguns elementos centrais dos livros foram completamente alterados ou excluídos do seriado. Embora o próprio Martin tenha colaborado com o roteiro de diversos episódios em temporadas anteriores, ele mesmo afirmou que sequer chegou a assistir à sétima temporada – e já comentou que, pelo que aconteceu em Game of Thrones até agora, já percebeu que diversos personagens terão finais irremediavelmente e completamente diferentes do que ele planeja para os livros.

De qualquer forma, Casey Bloys, da HBO, garantiu que diversos finais serão filmados, em uma estratégia para combater hackers e vazamentos e manter segredo sobre o verdadeiro desfecho da história.

As gravações já começaram?

Sim. As gravações começaram em Belfast, na Irlanda do Norte, ainda no final do ano passado; e em janeiro foi revelado que a equipe de produção retornaria a Dubrovnik, na Croácia, para filmar mais cenas de King’s Landing. No final do mesmo mês, membros do elenco, como Gwendoline Christie, Emilia Clarke, Kit Harington, Kristofer Hijvu, John Bradley e Iain Glen desembarcaram na Islândia para mais gravações. Liam Cunningham, que interpreta Ser Davos, revelou ao TV Guide que as gravações devem continuar até o meio do ano. Emilia Clarke, intérprete de Daenerys Targaryen, comentou que a equipe está proibida de postar muitas coisas em redes sociais, “porque as pessoas precisam parar de dar spoilers para todo mundo.”

Em setembro de 2017, a Variety publicou que o custo estimado de cada novo episódio é de US$ 15 milhões, o que coloca Game of Thrones à frente de The Crown (US$ 10 milhões por episódio) no topo da lista dos shows televisivos mais caros da história.

Quem vai dirigir?

Já foi divulgada a informação de que David Nutter – que assinou The Rains of Castamere, o episódio do Casamento Vermelho, um dos mais comentados de toda a série – vai assinar os episódios 1, 2 e 4. Miguel Sapochnik, que ficou mais conhecido por episódios cheios de ação, como Hardhome e Battle of Bastards, vai dirigir os episódios 3 e 5. D.B. Weiss e David Benioff co-dirigem o sexto e derradeiro episódio.

Game of Thrones

Quais personagens vão aparecer na temporada?

Obviamente, podemos contar com a presença de Daenerys Targaryen; Jon Snow; Sansa, Arya e Bran Stark; Cersei, Jamie e Tyrion Lannister – mas há muita especulação sobre o destino de alguns dos personagens não-principais: Gendry, Tormund e Beric Dondarrion, por exemplo, não chegaram a morrer na última temporada, mas pouco se sabe a respeito de onde estão ou do que pode ter acontecido com eles – porém, o ator Kristofer Hivju, que interpreta Tormund, foi recentemente avistado em Belfast com o restante do elenco. A Patrulha da Noite também estará de volta, conforme dito por Ben Crompton, que interpreta Eddie Doloroso, agora Lorde Comandante Eddison Tollett. A pequena – e bastante popular – Alys Karstark também vai marcar presença, assim como Ned Umber, cujo intérprete, Harry Grasby, também foi visto em Belfast. Já Benjen Stark morreu em sua última cena na sétima temporada, de acordo com Alan Taylor, que dirigiu o episódio.

E quanto a Fantasma, o lobo gigante de Jon Snow? O personagem não é visto desde a sexta temporada – culpa, em parte, do investimento em efeitos especiais necessários para dar vida ao animal. “É um personagem incrivelmente caro de trazer à vida, e que também demanda muito tempo”, disse o diretor Miguel Sapochnik, ainda em 2016, explicando que, no episódio Battle of Bastards, precisou escolher se investiria o orçamento na aparição de Fantasma ou do gigante Wun-Wun. Em dezembro de 2017, os fãs de Game of Thrones iniciaram uma campanha com o objetivo de reunir £ 500 mil para contribuir com o orçamento de CGI do seriado e garantir a presença de Fantasma – mas a HBO ainda não comentou sobre o projeto.

Quais perguntas ainda precisam ser respondidas?

Uma delas: o que vai acontecer com Jon Snow e Daenerys Targaryen? No final da sétima temporada, Tyrion parece preocupado com o romance entre os dois – e o público também está, por motivos diferentes: conforme revelado por Bran Stark, Jon é um Targaryen, verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro, e, bem, sobrinho de Daenerys. Jon não parece particularmente interessado no Trono de Ferro – mas certamente a descoberta da verdade vai impactar sua relação com Daenerys. E como ela – que vem construindo desde a primeira temporada uma estratégia para tomar o Trono – vai reagir à informação de que Jon é o herdeiro legítimo?

Os fãs também especulam a respeito da suposta gravidez de Cersei Lannister – que aconteceu em um momento no mínimo conveniente -; e se perguntam se veremos alguns dos personagens principais serem transformados em White Walkers. Nikolaj Coster Waldau, que interpreta Jamie Lannister, acredita que sim: “Teremos alguns personagens principais de olhos azuis circulando por aí”, o ator já afirmou, em entrevista à Esquire. “E, Deus, eu espero que não seja eu. Aquilo custa três horas de maquiagem toda manhã.” Outro momento que os fãs esperam ver é o embate entre os irmãos Clegane, Sandor e Gregor – que parece cada vez mais inevitável conforme a série avança.

E, claro, finalmente saberemos a resposta para a teoria mais popular de todas: Bran Stark é ou não é o Night King?

Game of Thrones

Seja como for, a temporada promete ser épica: “maior do que já foi até agora”, nas palavras de Kit Harington. Em janeiro deste ano, Emilia Clarke também se mostrou empolgada, dizendo ao Access que o final vai valer a espera. “Eu não sei se alguém está pronto. Eu não sei se a TV está pronta. Eu li o roteiro dessa temporada e fiquei como num transe… Eu saí de casa, voltei três horas depois, e ainda não havia absorvido tudo.”