A editora HarperCollins, nova detentora dos direitos de publicação das obras no Brasil, planeja lançar Beren and Lúthien e The History of Middle-Earth

A obra de J.R.R. Tolkien vai passar a ser publicada, no Brasil, pela editora HarperCollins – o anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 12 de março. Com isso, novas cópias de clássicos como O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion devem chegar às livrarias, com novas capas e traduções – e obras ainda inéditas por aqui finalmente devem ganhar versão em português brasileiro: entre eles, Beren and Lúthien e The History of Middle-Earth, uma coleção com nada menos que 12 volumes que reúnem rascunhos e planos de Tolkien para seu universo fictício. Os 12 livros, que foram publicados no Reino Unido entre 1983 e 1996, eram os mais pedidos pelos leitores brasileiros do escritor.

Tolkien

Parte da dificuldade de publicar a coleção no Brasil se deve às exigências feitas pelos herdeiros de Tolkien, como seu filho Christopher, para novas traduções para os livros do pai: os poemas contidos nas obras, por exemplo, devem ser sempre publicados de forma bilíngue, em inglês e no idioma local; e os direitos dos 12 livros de The History of Middle-Earth deveriam ser adquiridos juntos – ou seja, sem possibilidade de testar a recepção do mercado com o lançamento de apenas um ou poucos volumes. As negociações para a troca da editora que detém os direitos das obras de Tolkien (anteriormente, a Martins Fontes) levou mais de um ano.

“Em outros países, particularmente na Europa e nos Estados Unidos, a obra de Tolkien tem status de literatura canônica”, afirmou o diretor editorial da HarperCollins no Brasil, Omar de Souza, em comunicado oficial à imprensa. “Queremos estender essa percepção ao Brasil, e isso passa por uma revisão dos critérios editoriais, divulgação, marketing e até tradução, tal como fizemos com os primeiros livros de C.S. Lewis que reeditamos.” Samuel Colto, gerente editorial da empresa, que será responsável pela edição dos livros, comentou no mesmo anúncio: “Fui criado lendo a obra de Tolkien, sempre fui fascinado por seu universo mitológico. Mais que uma responsabilidade, editar sua obra é uma espécie de realização de um sonho.”

Para os fãs, a notícia é boa – e os primeiros frutos devem começar a surgir a partir de novembro, mês previsto para a estreia em português de Beren and Lúthien. A data de lançamento de The History of Middle-Earth ainda não foi anunciada.