Há algum tempo tenho dado mais atenção para condições “não tangíveis” que me rodeiam, tentando me conhecer mais. E tem sido um barato – esse processo de saber quem somos nos faz melhores para os outros também!

Então, hoje, vou dividir com vocês (e pretendo dividir mais em 2018, se vocês quiserem) algumas dicas de para melhorar e focar nossa energia. A Marilda Romero é consultora especialista e instrutora de feng shui e uma amiga de anos, que vem me mostrando como a energia que me rodeia pode me ajudar – ou atrapalhar. Ela tem uma empresa dedicada ao estudo dessa prática, a Lugar Yincomum.

Hoje, se fala muito em astros, combinações de planetas, enfim, e isso é bacana. Só que é preciso entender e não ter medo – por exemplo, o pessoal apavorado com o tal do Mercúrio retrógrado, que é um super professor pra quem quiser aprender!

Bom, mas vamos pro assunto do post! Pedi pra Marilda algumas dicas pessoais para virar o Ano Novo. Aí pensei – porque não dividir com os leitores?

Porque, vamos combinar, tudo que ajude a um 2018 com boas energias e saúde, estamos aí, não é mesmo?

Foto: Micheli Karoli/Divulgação Lugar Yincomum

O Final de Ano Ocidental é um período favorável para fazermos um balanço real do que conquistamos e dos nossos desafios. De tudo que foi vivido durante o ano –  o que nem sempre é fácil.

A Marilda me explicou algumas coisas. Por exemplo, o mês de dezembro é o mês  de número doze, e também representa uma medida – a dose (mesmo que em outra escrita, estamos falando de Feng Shui).

A dose é uma justa medida para fortalecer nossas vontades, testar nossa coragem e expandir nossa experiência de vida – e descobrir como podemos fazer escolhas mais sábias – para o nosso Universo pessoal.

Dezembro recolhe a energia de cada mês do ano vivido e guarda sua essência para receber o novo ano, como uma “entrega especial”.

No Feng Shui, algumas práticas podem ser feitas com as características de cada Ano Novo: o ocidental e oriental. Tudo isso ajuda a aumentar a vibração da boa energia que circula em torno de cada um de nós.

A ideia é ter os 5 elementos próximos de nós no final de ano: Água – Madeira – Fogo – Terra – Metal. Eles nos auxiliam na limpeza, nutrição, alinhamento e preparação das boas energias e bênçãos, através do Feng Shui.

1. Bênção do Elemento Água

Foto: Pinterest

Coloque, em uma jarra de vidro, água mineral ou filtrada e um pequeno feixe de manjericão e hortelã frescos. Deixe de molho por 20 minutos.

Depois, retire as ervas da água e adicione gelo à vontade. Sirva esta água especial aos seus familiares e convidados. Promove a harmonia entre as pessoas (como precisamos, não é mesmo) e atrai saúde e prosperidade.

2. Bênção do Elemento Madeira

Em cinco pedaços de papel amarelo, no tamanho de 5 x 8, escreva com caneta preta cinco intenções para o ano de 2018. Cada intenção deve ser escrita em um papel amarelo com as medidas indicadas.

Leia mentalmente suas intenções, diariamente, por 27 dias – uma vez ao dia, a partir do dia 1 de janeiro de 2018. Mantenha os papéis com suas intenções em sua agenda pessoal ou local de fácil acesso para lembrar da leitura diária.

3. Bênção do Elemento Fogo

Limpe a sua casa normalmente. Após a limpeza física normal, com água, você pode acender um incenso de sua preferência e percorrer cada espaço da sua casa. Escolha uma virtude com a qual você quer abençoar cada ambiente. Amor, paz, alegria, esperança, fé, força, luz, prosperidade, sucesso, equilíbrio, harmonia ou o que você preferir.

4. Bênção do Elemento Terra

Coloque nove laranjas em um prato ou fruteira, na mesa de sua ceia de Ano Novo. Seus convidados podem se servir da fruta durante a ceia, para compartilhar luz, brilho e entusiasmo com você. Se você for passar sozinho, mentalize pessoas com as quais você gostaria de dividir a fruta, desejando o melhor para elas.

Caso não sejam todas consumidas, não tem problema: mantenha o prato com as nove laranjas em sua cozinha, por nove dias.  Se quiser, ofereça para vizinhos e amigos durante esse período. Cada vez que uma for consumida, substitua por outra.

5. Bênção do Elemento Metal 

Em um vaso com água, coloque oito flores brancas (eu, por exemplo, amo lírios, mas você pode escolher a que preferir). O vaso pode ser de vidro ou cristal, o importante é que seja transparente. Coloque o vaso com flores na sua mesa de final de ano.