O evento ocorre de 12 a 16 de junho no Floripa Shopping

O Dança em Cena chega à terceira edição como evento fundamental para a democratização da dança em Florianópolis. Com programação ampliada — em 2019 serão cinco dias de mostras —, novidades como residência artística e grupos convidados, o evento ocorre de 12 a 16 de junho no Floripa Shopping. Tudo gratuito!

Este ano, o projeto terá cinco dias de Mostra de Dança, duas noites de apresentações de companhias convidadas no Teatro Pedro Ivo, dois workshops de capacitação para profissionais, uma residência artística na comunidade Saco Grande e ainda apresentações especiais ao longo da mostra de algumas “tribos” de dança.

Além dos ritmos como balé, jazz, dança contemporânea, street dance e dança de salão, entre outros, o evento também abre espaço para o K-Pop, dança baseada em ritmos do pop sul-coreano que é um fenômeno mundial, conta com uma legião de praticantes por aqui e, no entanto, ainda tem pouco acesso a festivais.

O sucesso de público e participação de bailarinos nas duas primeiras edições reforça a vocação do Estado para a dança e evidencia a importância do Dança em Cena no meio, já que se trata de um projeto com inscrição e entrada gratuitas em todas as atividades e com programação eclética: tem espetáculos, performances, coreografias, oficinas, workshops e bailes de dança de salão.

Dessa forma, proporciona o acesso à experiência de palco de forma democrática, com a possibilidade de participação de bailarinos de todas as idades e classes sociais — amadores e que têm sido destaque em festivais de dança. Como consequência, o evento também contribui para formação de plateia.

— Tanto em SC como em todo o país existe enorme dificuldade na manutenção das companhias e grupos profissionais. Diante disso, o objetivo do Dança em Cena é incentivar a pesquisa dos grupos que estão nessa busca. O critério da curadoria para a Mostra é identificar os trabalhos sendo desenvolvidos pela região e que estão em destaque no cenário da dança com pesquisas diferentes e que exploram diversas modalidades de dança — destaca Aline Menezes, diretora artística do evento.

O Dança em Cena é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping e da Estapar. A coordenação geral é da Marte Cultural.

Companhias convidadas

A Mostra do Dança em Cena ocorre durante cinco dias em 2019 e a programação está ainda mais diversificada. Além das apresentações dos inscritos, cada dia terá performance de grupos profissionais, alguns de fora do Estado.

Entre os convidados, está a Cia Street Xtreme, de Curitiba, dirigida por Eládio Prados. Também está a Kaiorra Grupo de Dança, de Camboriú, dirigida por Iolanda Hann, grupo que está ativo no circuito da dança; N-Cia de Dança, de Palhoça; Grupo Abayomi, de Florianópolis; Cia Garopaba Atitude; South Flavor Cenarium, de Florianópolis

Programação completa

Quarta, 12/6
Mostra de Dança, no Floripa Shopping
19h: Mostra de Dança (primeira sessão)
20h: Cia Convidada: Street Extreme, de Curitiba
20h30: Mostra de Dança (segunda sessão)
21h30: Encerramento – interação do Núcleo Setorial de Danças Étnicas e Fusões da ACIF

Quinta, 13/6
Mostra de Dança, no Floripa Shopping
19h: Mostra de Dança (primeira sessão)
20h: Cia Convidada: N – Cia de Dança, de Palhoça
20h30: Mostra de Dança (segunda sessão)
21h30: Encerramento – Interação do Núcleo Setorial de Dança de Salão – ACIF

Sexta, 14/6
Mostra de Dança, no Floripa Shopping
19h: Mostra de Dança (primeira sessão)
20h: Cia Convidada: Kaiorra, de Camboriú
20h30: Mostra de Dança (segunda sessão)

Sábado, 15/6
Mostra de Dança, no Floripa Shopping
11h: Mostra de Dança (primeira sessão)
14h: Mostra K-Pop em Cena (segunda sessão)
15h: Mostra de Dança (terceira sessão)

Apresentação no Teatro Pedro Ivo
20h: Celebra – Companhias em Destaque – apresentação dos grupos South Flavor Cenarium (Florianópolis), N – Cia de Dança (Palhoça), Grupo Abayomi (Florianópolis), Cia Kaiorra (Camboriú) e Participação Especial ACIC (Florianópolis)

Domingo, 16/6
Mostra de Dança, no Floripa Shopping
10h: Ensaio Aberto Residência Artística, no Floripa Shopping
12h: Aulão Fit Dance
13h: Mostra de Dança (primeira sessão)
16h30: Cia Convidada: Cia Garopaba Atitude, de Garopaba
17h: Mostra Urbanas em Cena (segunda sessão)

Baile Arena, no Teatro Pedro Ivo Campos
20h: Baile Arena – Espetáculo interativo de danças a dois, que proporciona a conexão entre o público e o artista através da proximidade com a cena, na vivência do palco em estilo arena.

Serviço
O quê: Dança em Cena 2019
Quando: 12 a 16 d ejunho
Onde: Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo e Cenarium Escola de Dança
Quanto: gratuito