A lenda conta que Johnson conquistou seu notável talento musical após fazer um pacto com o Diabo

ReMastered é uma série de documentários especiais da Netflix que aborda a vida e a obra de músicos influentes, como Bob Marley e Johnny Cash – além de explorar aspectos menos falados da vida dos artistas, como boatos, lendas e mistérios. Desde outubro de 2018, já foram liberados seis episódios; e, nesta sexta-feira, mais um vai ser publicado na plataforma: é O Diabo na Encruzilhada: A História de Robert Johnson, focado no lendário compositor, cantor e violonista que foi um dos pioneiros do blues.

Robert Johnson - ReMastered - O Diabo na Encruzilhada

Nascido no Mississippi em 1911, Johnson era considerado um músico medíocre até que desapareceu da cena artística – e voltou um ano e meio depois com habilidades incríveis no violão, superando seus mentores e popularizando canções que se tornariam hinos do blues: na clássica lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos elaborada pela revista Rolling Stone, Johnson ficou em quinto lugar. A lenda diz que o talento do artista foi, na verdade, conquistado após um pacto com o Diabo, selado em uma noite de lua nova em uma encruzilhada na cidade de Clarksdale.

Aumentando ainda mais a mística em torno de seu nome, Johnson morreu aos 27 anos, mesma idade da morte de diversos outros músicos célebres, como Jim Morrison, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Kurt Cobain e Amy Winehouse. Em seu certificado de óbito, consta apenas “Sem médico”. Algumas hipóteses apontam que ele pode ter morrido de sífilis congênita ou complicações pelo consumo excessivo de álcool, mas também há quem diga que ele morreu envenenado pelo dono de um bar – que achava que sua esposa tinha um caso com Johnson.

Confira o trailer aqui. ReMastered – O Diabo na Encruzilhada: A História de Robert Johnson estreia nesta sexta-feira, dia 26 de abril.