Ao longo do ano, 18 sessões gratuitas percorrerão museus de diferentes países

Do México à França, passando pela Inglaterra, Itália e Áustria. Estes são apenas alguns dos países que poderão ser “visitados” na temporada 2019 do projeto Museus Virtuais, realizado pelo Instituto Maratona Cultural, e que inicia já no próximo dia 27 de abril, em Florianópolis.

Nesta 5ª temporada, o projeto terá nove roteiros diferentes, incluindo a estreia de cinco museus inéditos: Museu de História da Arte e o Belvedere, em Viena (Áustria); o Museu Nacional de Mulheres Artistas, em Washington (EUA); o Dolores Olmedo, na cidade do México (México); e o Museu L’Orangerie, em Paris (França). Além disto, os roteiros da Pinacoteca de São Paulo e Capela Sistina retornam depois de quatro anos ausentes do projeto.

De acordo com o arte-educador Claudio Toscan, que integra o projeto, esta temporada apresenta novos recursos; os roteiros permitirão uma “visitação” mais dinâmica e atraente, conduzindo a uma melhor compreensão e contextualização dos temas. “A cada temporada o projeto recebe um número maior de público, e isso nos motiva a inovar e implementar melhorias. A base de navegação continua o Google Arts & Culture e o Street View, porém vamos utilizar plataformas de muitos museus com navegação 3D e vídeos para complementar as sessões”, explica Toscan.

Uma outra novidade é o endereço das sessões, que passa a ser no Paradigma Cine Arte, na SC-401. “O novo espaço agrega ainda mais ao projeto, trazendo conforto e as condições perfeitas para as visitas virtuais”, destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural. As sessões da temporada 2019 do projeto Museus Virtuais ocorrerão aos sábados, nos dias 27 de abril; 04, 11 e 18 de maio; 01 e 29 de junho; 06 e 20 de julho; 03 e 17 de agosto; 07 e 21 de setembro; 05 e 19 de outubro; 02, 16 e 30 de novembro; e 07 de dezembro, sempre às 16h. As 114 vagas disponíveis para cada sessão serão preenchidas conforme ordem de chegada. Os ingressos serão distribuídos sempre uma hora (1h) antes do início de cada sessão.