O álbum Não Sou Nenhum Roberto, mas às Vezes Chego Perto sai no dia 19 de abril

A música Amada Amante chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (dia 15 de março) como primeiro single do novo álbum de Nando Reis, Não Sou Nenhum Roberto, mas às Vezes Chego Perto, inteiramente dedicado à música de Roberto Carlos. Lançada originalmente pelo autor em 1971, a canção é um dos tantos frutos da parceria clássica entre Roberto e Erasmo Carlos – e carrega em si uma série de elementos poéticos em que ficam evidentes os pontos de convergência entre as obras de Nando e de Roberto, nas quais o amor nunca é um sentimento lançado aleatoriamente ao universo: ao contrário, ele tem sempre uma musa muito definida. Nesse caso, a amada amante.

Nando Reis - Foto: Jorge Bispo

Quase cinco décadas depois da primeira versão, a temática da canção de Roberto e Erasmo vem ressignificada na nova gravação, diante de um Brasil que revê profundamente suas equações entre masculino e feminino. Se em 1971 a amada amante indicava um amor extraconjugal, na linhagem de Lupicínio e Nelson Rodrigues, na gravação de Nando “esse amor demais antigo, amor demais amigo” pode se referir à mulher de toda a vida, aquela com quem o narrador inevitavelmente se reencontra depois de um período de separação. Não por acaso, a imagem da capa do single traz uma foto de Nando e sua mulher Vania Reis, tirada logo após a cerimônia de “recasamento” de ambos, nos arredores da Igreja de São Francisco, em Quito, no Equador, em 2013.

A formação instrumental da faixa tem Pupillo na bateria, Lucas Martins no baixo e Alex Veley no piano, rhodes e backing vocais. Em participação especial, Edgard Scandurra, da banda Ira!, toca as guitarras. De um dos versos de Amada Amante vem também o nome do novo show de Nando, Esse Amor Sem Preconceito, que estreia no dia 1º de junho em Belo Horizonte, e cai na estrada em seguida, correndo o Brasil até o final de 2020.

Produzido por Pupillo com direção artística de Marcus Preto, o álbum Não Sou Nenhum Roberto, mas às Vezes Chego Perto tem lançamento marcado para 19 de abril – mesmo dia em que Roberto Carlos completa 78 anos.