Filme aborda a trajetória de Giovanni Maria de Agostini, mais conhecido na historiografia catarinense como “São João Maria”

O documentário A Maravilha do Século, da diretora Márcia Paraíso, terá sua pré-estreia no próximo dia 19 de março, às 19h30, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O filme aborda a trajetória de Giovanni Maria de Agostini, mais conhecido na historiografia catarinense como “profeta”, “monge” ou “São João Maria”. A exibição gratuita contará com a presença da equipe de realização e tem o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

O documentário reúne espiritualidade e materialidade – provas da passagem de Agostini pelo mundo, desde o registro de batismo na cidade de Novara, região do Piemonte, Itália, até sua lápide em um cemitério no Novo México, EUA. Batizados como “Joaninos” pela antropóloga dra. Tania Welter, os relatos dos seus seguidores se entrelaçam, independente do idioma falado ou da parte do mundo.

Sinopse:
“Profeta”, “monge” ou “São João Maria” é como é conhecido no sul do Brasil o italiano Giovanni Maria de Agostini, que saiu da Europa no século 19 para cruzar o continente americano, intitulando-se “eremita solitário”. Por muitos lugares por onde passou deixou uma tradição de fé que resiste até os dias de hoje.

Serviço:
O quê: Pré-estreia do documentário A Maravilha do Século
Quando: 19/03/2019
Horário: 19h30
Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)
Entrada: gratuita