The Age of Anxiety vai contar com mais duas partes: uma em forma de ópera, e outra em forma de exposição artística

Pete Townshend, do The Who, criador de óperas-rock como Tommy e Quadrophenia, está preparando o lançamento de seu novo livro, The Age of Anxiety: a obra tem previsão de estreia para 5 de novembro, e foi descrita em um comunicado oficial como “uma meditação a respeito do lado sombrio da criatividade.” O livro sai pela Hachette Books e pela Coronet Books.

Pete Townshend - The Who

No mesmo anúncio, Townshend afirma que The Age of Anxiety é o primeiro capítulo de um projeto multimídia em três partes, que ele vem planejando há cerca de dez anos – as outras duas partes serão uma instalação de arte e uma ópera. “Eu sou um ávido leitor, e realmente me diverti escrevendo”, disse o músico sobre a novidade. “Eu também estou feliz por poder dizer que a maioria das músicas [da ópera] já foi escrita, e está pronta para ser polida e lançada. É tudo muito empolgante.” Mark Booth, publisher da Coronet, afirmou que a trama “captura a loucura da indústria musical e mostra o senso de humor sagaz de Townshend”, por meio de elementos e temas como “um labirinto, a insanidade divina e crianças há muito tempo desaparecidas.”

Esta não é a primeira vez que o artista – que já foi proprietário de uma livraria e também trabalhou como editor na Haber & Haber – se aventura como escritor: em 1985, ele publicou Horse’s Neck, uma coleção de contos; e também já escreveu outra história, Ray High and the Glass Household, que nunca foi publicada – mas cuja narrativa inspirou o álbum Psychoderelict, de 1993.

Neste mês, Florianópolis faz parte do roteiro do musical Tommy por terras brasileiras – Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo também fazem parte da turnê da ópera-rock, que traz todos os personagens do filme de mesmo nome, mesclando músicos, vocalistas e atores profissionais. Ingressos estão à venda. Chile, Paraguai e Peru também vão receber o espetáculo.