Premiação está marcada para este domingo (10), no Staples Center, em Los Angeles

Por GaúchaZH

Os vencedores das 84 categorias do Grammy Awards serão conhecidos neste domingo (10), em Los Angeles. A cerimônia que acontece no Staples Center premia os destaques da música mundial dentro de seus diferentes estilos, já que Kendrick Lamar – representante do rap norte-americano em ascensão no mercado fonográfico – lidera o número de indicações, em oito categorias.

A festa também é o momento em que os espectadores aguardam ansiosamente pelos shows. Neste ano, o Grammy receberá Lady Gaga – que disputa o prêmio por Shallow, do filme Nasce Uma Estrela —, Travis Scott, Dua Lipa e outros dois tributos.

Veja abaixo tudo o que você precisa saber para acompanhar a premiação:

Apresentação

A mestre de cerimônias é um nome bem conhecido do cenário pop. Após o comediante James Corden ter apresentado a premiação nos dois últimos anos, o Grammy será comandado pela cantora Alicia Keys, que já faturou 15 estatuetas do prêmio.

— Conheço a sensação de estar nesse palco, e o que é se sentir orgulhosa do trabalho realizado e ser reconhecida — disse Keys, em um vídeo publicado nas redes sociais, após ter sido confirmada na festa.

Outros artistas bem conhecidos também apresentarão algumas categorias. Red Hot Chili Peppers, Diana Ross, Janelle Monáe, H.E.R., Post Malone (que disputa o prêmio de Gravação do Ano, por Rockstar), Cardi B (indicada em cinco categorias) e Shawn Mendes (indicado ao prêmio de Música do Ano, por In My Blood).

Tributos

Até o momento, dois tributos foram confirmados pela organização. Considerada a Rainha do Country, Dolly Parton será homenageada em uma performance coletiva liderada por Katy Perry e Miley Cyrus. No mesmo número, o palco também será ocupado por Kacey Musgraves, Linda Perry, Maren Morris e o grupo Little Big Town.

Em outro momento da festa, Yolanda Adams, Fantasia e Andra Day farão um show em tributo à Aretha Franklin, que morreu em agosto do ano passado em decorrência de um câncer pancreático.

Show de abertura

O Grammy vai começar seus trabalhos com um toque mais latino. A performance será liderada por Camila Cabello, que quebrou o recorde de artista feminina com o maior número de streams de uma mesma canção por Havana (foram 3,4 bilhões de execuções). O mesmo show terá as participações do colombiano J Balvin, Young Thug, Ricky Martin e o trompetista cubano Arturo Sandoval.

Shows confirmado

Após muita expectativa, a performance de Lady Gaga foi confirmada na quarta-feira (6) pelo Grammy. A cantora pop deve se apresentar no evento com a faixa Shallow, integrante da trilha-sonora do filme Nasce Uma Estrela, que recebeu cinco indicações.

Outras performances confirmadas são as de Dua Lipa (que dividirá o palco com a cantora St. Vicent), Travis Scott, Mark Ronson (do sucesso Uptown Funk, com Bruno Mars), Yolanda Adams e o duo de R&B Chloe e Halle Bailey.

Indicados

Kendrick Lamar, com oito nomeações, e Drake, com sete, lideram o número de indicações ao Grammy neste ano. A artista folk Brandi Carlile é a mulher com mais indicações – em seis categorias. Ao todo, são 84 categorias.

Veja os principais troféus:

Gravação do ano

I Like It (Cardi B, Bad Bunny & J Balvin)

The Joke (Brandi Carlile)

This Is America (Childish Gambino)

God’s Plan (Drake)

Shallow (Lady Gaga & Bradley Cooper)

All The Stars (Kendrick Lamar & SZA)

Rockstar (Post Malone e 21 Savage)

The Middle (Zedd, Maren Morris & Grey)

 

Álbum do ano

Invasion of Privacy (Cardi B)

By the Way, I Forgive You (Brandi Carlile)

Scorpion (Drake)

H.E.R. (H.E.R.)

Beerbongs & Bentleys (Post Malone)

Dirty Computer (Janelle Monáe)

Golden Hour (Kacey Musgraves)

Trilha do filme Pantera Negra (Kendrick Lamar e outros artistas)

Canção do ano

All The Stars (Kendrick Lamar & SZA)

Boo’d Up (Ella Mai)

God’s Plan (Drake)

In my Blood (Shawn Mendes)

The Joke (Brandi Carlile)

The Middle (Zedd, Maren Morris & Grey)

Shallow (Lady Gaga & Bradley Cooper)

This Is America (Childish Gambino)

Artista revelação

Chloe X Halle

Luke Combs

Greta Van Fleet

H.E.R.

Dua Lipa

Margo Price

Bebe Rexha

Jorja Smith

Onde assistir

O anúncio dos vencedores e as apresentações poderão ser assistidas na íntegra a partir das 22h30min pelo canal pago TNT. O tapete vermelho, no entanto, pode ser acompanhado também pelo canal de TV por assinatura E!, a partir das 20h30min.