Porcentagem de LPs de pop e hip-hop comercializados em 2018 aumentou significativamente

A volta do vinil não é exatamente uma novidade: ao contrário dos CDs, cujas vendas despencaram nos últimos anos, os LPs voltaram com tudo, virando moda entre os amantes de música depois que as gravadoras começaram a investir em edições especiais e caprichadas. De 2017 para 2018, a quantidade de cópias vendidas cresceu mais 12%, de acordo com a BuzzAngle, companhia que rastreia o consumo de música nos Estados Unidos – é um crescimento mais modesto que o salto de 20% entre 2016 e 2017, mas ainda um crescimento. O vinil responde por 13,7% de toda a música comercializada em formatos físicos nos Estados Unidos no ano passado – em 2016, esse número correspondia a apenas 8%. Outra moda vintage é a das fitas cassete, cujas vendas cresceram 18,9% em 2018.

Vinil - LP

Mas há outro dado interessante revelado pelo levantamento: uma maior diversidade nos gêneros musicais comercializados em vinil. Há três anos, o rock respondia por nada menos que 65% dos LPs vendidos, número que caiu para 42% em 2018 – dando espaço para o pop abocanhar 26% das vendas, e o hip-hop, 14%. Parece que os artistas e fãs de rock (e também de música clássica, que aparecia com mais expressividade nas pesquisas referentes a anos anteriores) foram os primeiros a aderir à moda; mas agora os adeptos de outros estilos musicais também estão se rendendo aos LPs – e as gravadoras, claro, estão respondendo à nova demanda.

A lista dos 20 álbuns em vinil mais vendidos de 2018 apresenta uma curiosa mistura de novidades e clássicos: alguns dos discos mais procurados, por exemplo, foram Abbey Road e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Band, ambos dos Beatles; que venderam, respectivamente, 43,606 e 24,887 cópias. Trilhas sonoras, como as de Guardiões da Galáxia e O Rei do Show, também marcaram presença. Confira abaixo:

Guardians of the Galaxy: Awesome Mix Vol. 1 (vários artistas)
Thriller (Michael Jackson)
Abbey Road (The Beatles)
Rumours (Fleetwood Mac)
Purple Rain (Prince & The Revolution)
Back to Black (Amy Winehouse)
Love Is Here to Stay (Tony Bennett & Diana Krall)
Greatest Hits I (Queen)
The Dark Side of the Moon (Pink Floyd)
Legend (Bob Marley & The Wailers)
American Teen (Khalid)
The Greatest Showman: Original Soundtrack (vários artistas)
Chronicle – 20 Greatest Hits (Creedence Clearwater Revival)
Divide (Ed Sheeran)
Nevermind (Nirvana)
Man of the Woods (Justin Timberlake)
DAMN. (Kendrick Lamar)
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Band (The Beatles)
Ultimate Sinatra (Frank Sinatra)
good kid, m.A.A.d city (Kendrick Lamar)