77% das músicas ouvidas por moradores dos Estados Unidos no ano passado foram por meio de plataformas como Spotify e Apple Music

Em 2018, muitas lojas decidiram parar de vender CDs – e essa decisão foi resultado, em grande parte, do fato de as próprias gravadoras estarem aos poucos parando de lançar o produto físico. De acordo com o relatório anual da companhia norte-americana de dados BuzzAngle, a venda de discos caiu 18.2% no ano passado, e a venda de faixas avulsas, 28.8%. Ao mesmo tempo, serviços de streaming de vídeo e de música tiveram um crescimento somado de 35.4%. Plataformas digitais voltadas só para música bateram recorde em 2018, atingindo mais de 534 bilhões de reproduções, 42% a mais que em 2017.

O relatória da BuzzAngle também revelou que 77% das músicas ouvidas por moradores dos Estados Unidos no ano passado foi com o uso de plataformas como Spotify e Apple Music, enquanto 17,3% ouviu sua banda favorita comprando o álbum (tanto físico quanto digital).

Veja abaixo a tabela com as porcentagens.