The Juniper Tree foi gravado em 1986, quando a cantora tinha 24 anos

Em 1990, Björk estreou nas telas de cinema no filme The Juniper Tree, dirigido por Nietzchka Keene e livremente inspirado no conto de mesmo nome publicado pela primeira vez pelos Irmãos Grimm – famosos por suas versões de histórias como Rapunzel, João e Maria e Cinderela. O filme, produzido de maneira totalmente independente, foi gravado quatro anos antes do lançamento, em 1986, quando Björk tinha 24 anos de idade.

Björk no filme 'The Juniper Tree'

Agora, a produção foi restaurada em versão de alta qualidade pelo Wisconsin Center for Film & Theater Research e pela The Film Foundation, e vai ser lançada em formato digital – depois de uma breve exibição em cinemas selecionados da América do Norte, como forma de divulgação. A estreia acontece neste sábado, dia 10 de novembro.

Você pode ver o trailer logo abaixo:

Uma década depois de The Juniper Tree, em 2000, Björk acabaria premiada pelo público em Cannes como Melhor Atriz, por sua interpretação de Selma Ježková em Dancer In The Dark, do diretor dinamarquês Lars von Trier. O filme também recebeu a Palma de Ouro no festival.

Em maio, Björk fez sua primeira aparição na TV em oito anos: a artista apresentou duas músicas, Courtship e The Anchor Song, no programa Later… With Jools Holland. Sempre performática, a islandesa apareceu usando uma máscara e rodeada de flautistas, igualmente caracterizadas.