O lendário produtor, que já trabalhou com gente como Donna Summer, Cher e Blondie, está com 78 anos

Aos 78 anos de idade, o lendário produtor musical Giorgio Moroder anunciou aquela que será a primeira turnê de sua longa carreira: entre abril e maio do ano que vem, Moroder – muitas vezes chamado de “Padrinho da Disco” e considerado o criador da dance music – vai se apresentar em 15 cidades da Europa. A tour ganhou o nome de A Celebration of the 80’s, e vai ter um repertório formado pelos maiores sucessos da carreira do produtor, tanto clássicos quanto atuais. Segundo o release oficial, Moroder também vai tocar piano e contar histórias que “nunca ultrapassaram as paredes do seu estúdio”.

O produtor Giorgio Moroder

“É algo que eu sempre quis fazer”, declarou o músico. “Os fãs estavam sempre entrando em contato, perguntando se eu pretendia fazer alguma turnê de verdade algum dia. Antigamente era impensável que um produtor pudesse sequer deixar o estúdio! Os palcos eram território exclusivo dos cantores. Hoje os DJs e produtores se tornaram as grandes estrelas da dance music, então parece a hora certa [para sair em turnê]. Estou muito animado para finalmente fazer isso!” Segundo Moroder, os shows também vão ser uma homenagem a sua musa Donna Summer.

Giorgio Moroder ganhou reconhecimento a partir dos anos 1970, trabalhando com Summer, Cher, Blondie, David Bowie e Freddie Mercury. Mais recentemente, ele assinou trabalhos ao lado de Daft Punk, Kylie Minogue, Charli XCX e Britney Spears.