20 pianistas, no total, se apresentam no Teatro Juarez Machado e em espaços públicos e privados, sempre com entrada gratuita

o 1º Pianíssimo de Joinville – Todos os Pianos do Mundo, que se realiza entre 19 e 23 de setembro, promete movimentar o cenário cultural do município mais populoso de Santa Catarina. Atrações nacionais e internacionais – 20 pianistas, no total – se apresentam no Teatro Juarez Machado e em espaços públicos e privados, sempre com entrada gratuita. O desafio dos organizadores é transformar a Cidade da Dança na Cidade do Piano.

Na noite de abertura (19), os pianistas Cristian Budu e Bianca Gismonti estarão no Teatro Juarez Machado em apresentações solo e trio, respectivamente. Já no encerramento (23), será a vez de conferir a ucraniana Valentina Lisitsa, fenômeno da música clássica na internet que já obteve mais de 170 milhões de visualizações em vídeos postados no Youtube. Ao longo do Pianíssimo, o público poderá apreciar o talento de outros grandes nomes do instrumento, vindos de países como Rússia, Espanha, Itália e Argentina.

No intervalo entre os espetáculos que abrem o I Pianíssimo, Proença apresenta e autografa, para o público catarinense, no foyer do Teatro Juarez Machado, o CD triplo, lançado em 2012, em comemoração aos 50 anos de uma carreira musical recheada de sucesso.

O CD reúne os clássicos mais tocados pelo artista nestas mais de cinco décadas de música. Proença interpreta as principais gravações do repertório internacional, de compositores como Chopin, Schubert, Mozart, Bach-Busoni,.Rachmaninoff e Brahms. Também estará disponível o CD Tango, gravado com a atriz e cantora Bibi Ferreira, que se aposentou dos palcos recentemente.

Palcos livres

Outro ponto alto são os palcos ao ar livre. Nos dias 21 e 22, a Praça da Bandeira, no Centro de Joinville, receberá o Piano na Praça, com um instrumento montado no palco de um caminhão. Já no dia 23, a partir das 11h, músicos que se inscreveram pelo site do evento e foram selecionados pela organização se apresentam no Palco Vany Knoll, na Casa do Capitão. A seleção dos candidatos para esse palco aberto foi feita por Miguel Proença.

Masterclasses

Na esteira de um dos principais objetivos do I Pianíssimo de Joinville, que é promover a formação e aperfeiçoamento do piano, Miguel Proença ministra masterclass para professores e alunos avançados, no dia 21 de setembro, às 10h, no Teatro Juarez Machado.
No dia anterior, às 15h, no Conservatório Belas Artes, o pianista se encontra com alunos das escolas de música e de dança que apoiam o evento – além de uma masterclass para os alunos, Proença conversa com os professores sobre técnica e estudo do piano.

Outros artistas também participam de encontros, durante os cinco dias do Pianíssimo. Esses eventos abordam temas relevantes na área pianística como métodos de estudo, repertório, técnica, trabalho desenvolvido com música de câmara, duos e relatos de experiências, entre outros.

Piano no caminhão

Pianistas vão mostrar sua arte no palco instalado em um caminhão, uma das atrações do I Pianíssimo de Joinville, com a parceria da Stage Music. Será nos dias 21 e 22 de setembro, na Praça da Bandeira. O caminhão-palco também estará em uma escola.

21/09
16h – Davi Sartori
17h – Fábio Oliveira
18h – Matheus Alborghetti

22/09
10h – Davi Sartori
11h – Fábio Olivieira
12h – Maestro Mello

Música por toda parte

De salões de beleza a restaurantes, passando pelo Aeroporto de Joinville, o público poderá apreciar a arte do piano nos mais diferentes locais. Parceria do Pianíssimo com a loja Graves & Agudos e vários estabelecimentos de diferentes áreas vai permitir que, durante os cinco dias do evento, pianos estejam espalhados pela cidade, disponibilizando apresentações de pianistas para clientes e frequentadores em geral. Ao chegar à cidade, já no aeroporto, os convidados desta verdadeira celebração da arte musical serão recebidos com apresentações especiais. Ao todo, 20 instrumentos – 10 pianos Schumann e outros 10 pianos Casio, digitais – estarão instalados pela cidade.

Ação socioeducativa

Entre as atividades paralelas que antecederam o evento, foi realizada uma ação social que levou conhecimento da cultura do piano a alunos de cinco escolas municipais. Segundo Patrícia Macedo, responsável pelo projeto e coordenadora técnica do I Pianíssimo, o objetivo foi ampliar o universo cultural dos estudantes, apresentando as possibilidades sonoras e musicais em torno do piano.
Cada apresentação esteve embasada em um material audiovisual produzido especialmente para a ação, com distribuição de cartilhas interativas que contam a história do piano, mostram composições para piano e outros instrumentos, além de vários pianos tocando ao mesmo tempo, passeando por diferentes estilos musicais.

Uma segunda iniciativa acontece na semana do Pianíssimo. É o “Piano na Escola”, caminhão-palco com piano acústico que visitará a Escola de Educação Básica Gustavo Augusto Gonzaga, recebendo alunos também de instituições próximas para uma apresentação ao vivo.

A PROGRAMAÇÃO

19 de setembro

Estreia do I Pianíssimo. A abertura, no Teatro Juarez Machado, será às 19h30, com o concerto de Cristian Budu. Logo após, apresentação do CD triplo “Pianíssimo”, de Miguel Proença. Para terminar a primeira noite com chave de ouro, Bianca Gismonti, a partir das 22h30.

20 de setembro

10h – encontro sobre música de câmara, com João Elias e Lygia Moreno, na Casa da Cultura
15h – encontro com Miguel Proença, no Conservatório Belas Artes
17h – concerto de Estefan Iatcekiw, na Sala Agripina/Escola Bolshoi
18h – concerto para dois pianos, com João Elias e Lygia Moreno, no Teatro Juarez Machado
19h – apresentações de Matheus Alborghetti, no Garten Shopping, e Pavel Kazarian com Gabriel Vieira, no Shopping Mueller
20h30 – concerto para dois pianos, com Elina Sarkisian (Rússia) e Emanuele de Caria (Itália), no Teatro Juarez Machado

21 de setembro

10h – encontro e masterclass com Miguel Proença, na Casa da Cultura, e apresentação de Fábio Oliveira, na Escola Estadual Gustavo Augusto Gonzaga, com o piano no caminhão
15h – encontro com Lygia Moreno, sobre música russa para piano, no Conservatório Belas Artes
16h – apresentações de Davi Sartori, Fábio Oliveira e Matheus Alborghetti: o piano no caminhão vai à Praça da Bandeira
17h – concerto de Elina Sarkisian (Rússia), na Sala Agripina/Escola Bolshoi
18h – apresentação do Maestro Mello, no Instituto Juarez Machado
19h – espetáculos do Manuel Fraga Trio (Argentina), no Shopping Mueller, e de Davi Sartori com Gabriel Vieira, no Garten Shopping
20h30 – concerto de Michael Andreas Haeringer (Espanha), no Teatro Juarez Machado
23h – apresentação do David Feldman Trio, na Galeria 33

22 de setembro

10h – o piano no caminhão vai à Praça da Bandeira, com apresentações de Davi Sartori, Fábio Oliveira e Maestro Mello

10h30 – encontro com Estefan Iatcekiw, na Casa da Cultura
15h – encontro com João Tavares, na escola Arte Maior
16h – apresentação de Pavel Kazarian com Gabriel Vieira, no Instituto Juarez Machado
18h – concerto de Pablo Rossi, no Teatro Juarez Machado
19h – espetáculo do David Feldman Trio, no Shopping Mueller
20h30 – concerto de Roman Zaslavsky (Rússia), no Teatro Juarez Machado
23h – apresentação do Manuel Fraga Trio, na Galeria 33

23 de setembro

Para fechar o Pianíssimo com chave de ouro, um grande nome do piano internacional faz o concerto de encerramento: a ucraniana Valentina Lisitsa se apresenta no Teatro Juarez Machado a partir das 20h.
Pela manhã, 10h30, João Tavares no Teatro Juarez Machado. E logo em seguida, às 11h, começam as apresentações de pianistas inscritos previamente, no Palco Livre Vany Knoll (Casa do Capitão).