Abertura da Mostra Oficial será com a montagem argentina “Kutumpra”, da Cia Urraka, no dia 15 de setembro

A partir do próximo sábado (15), Florianópolis se transforma em um grande palco com o retorno do Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, o maior evento relacionado a teatro em Santa Catarina. O festival ocorre até 22 de setembro e tem na abertura a presença da Cia teatral argentina Urraka, que trabalha baseada na ideia de ressignificar os objetos do cotidiano para dar a eles um sentido musical.

Em sete dias, 53 grupos teatrais de diversas cidades do Brasil farão 86 apresentações em 30 espaços públicos e privados da cidade, entre eles o TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), Teatro Pedro Ivo e o Teatro da Ubro.

Treze cidades brasileiras serão representadas pelos seus artistas e apresentarão seus trabalhos na capital catarinense. Além disso, duas montagens argentinas integram a programação da Mostra Oficial e prometem chamar atenção do público. De Buenos Aires, vem “Kutumpra”, da Cia Urraka, que abre o festival no dia 15, às 20h, no TAC.

O espetáculo de humor sem texto mistura a música e o movimento para relatar histórias pequenas, atravessando as barreiras da linguagem, como no cinema mudo e na pantomima. No cenário, que representa um típico bairro portenho, sete personagens transformam cada objeto em instrumentos musicais: garrafas de vidro, baldes, tubos de plástico, tampas de refrigerantes, entre outros, além do próprio corpo. São usados para fazer música e tocar diferentes ritmos a chacarera, chamamé, milonga, reggae, jazz, cumbia e rock eletrônico, por exemplo. A Cia Urraka volta a se apresentar no bolsão final da Av. Beira-mar Continental e na Praça Bento Silvério.

A outra peça teatral argentina é da Liga Profesional de Improvisación, que tem 25 anos de estrada. Eles trazem “Shakespeare inédito” que também pode ser visto no TAC no dia 16, às 19h30. O trabalho é dirigido pelo dramaturgo Ricardo Behrens e é construído com ajuda do espectador, que faz um mergulho em importantes de William Shakespeare.

A programação completa do Floripa Teatro – 23ª Festival Isnard Azevedo pode ser conferida no site www.floripateatro.com.br. Toda a programação do Festival é gratuita. Os ingressos estarão à disposição nas bilheterias dos teatros sempre uma hora antes da apresentação de cada espetáculo. Será permitida a retirada de dois ingressos por pessoa antes de cada sessão.