O trabalho segue o aclamado Puberty 2, de 2016

Be The Cowboy é o quinto álbum de estúdio da artista nipo-americana Mitski: o disco, que saiu no dia 17 de agosto, via Dead Oceans, vem com a missão de fazer altura a Puberty 2, trabalho lançado pela cantora e compositora em 2016, e que foi bastante aclamado pela crítica. Pelas reviews que já foram divulgadas até agora, o material vem cumprindo muito bem esse objetivo.

Mitski

No comunicado oficial de estreia, Mitski afirma ter experimentado mais com as narrativas na composição de Be The Cowboy, avançando mais na direção da ficção: ela diz que uma das principais imagens que a inspirou foi a de “alguém sozinho em um palco, cantando solo, com apenas um holofote como iluminação, em uma sala que de resto está totalmente escura.” A artista explica: “Na maioria das músicas, nós não cobrimos os vocais com efeitos e harmonias, para atingir aquela atmosfera da ‘pessoa cantando sozinha no palco’.” A proposta é bem diferente daquela de Puberty 2, lotado de distorções. “Eu estive na estrada por muito tempo, e me senti muito isolada. Muito desse álbum sou eu percebendo que estava vazia de sentimentos, e então me fazendo acordar e voltar a ser Mitski.”

Mitski Be The Cowboy

Talvez “voltar a ser Mitski” tenha sido uma das razões pelas quais ela decidiu retornar ao piano, depois de ter elegido o violão como instrumento-guia em Bury Me at Makeout Creek (2014), por exemplo: foi ao piano que a artista criou os materiais de encerramento de seu curso de música na faculdade, ocasiões em que foi acompanhada por uma orquestra. O instrumento dá uma complexidade maior às 14 novas músicas, e parece aumentar também a autoconfiança de sua autora. A produção ficou a cargo de Patrick Hyland, que já colaborou com Mitski em outras ocasiões.

O primeiro single do disco, Geyser, ganhou um clipe assinado por Zia Anger, que também dirigiu o vídeo de Your Best American Girl, canção de Puberty 2. Geyser foi seguido por Nobody, que também estreou com clipe, este dirigido por Christopher Good. Outra faixa, Two Slow Dancers, ganhou um lyric video:

Veja a tracklist de Be The Cowboy:

Geyser
Why Didn’t You Stop Me?
Old Friend
A Pearl
Lonesome Love
Remember My Name
Me and My Husband
Come Into the Water
Nobody
Pink in the Night
A Horse Named Cold Air
Washing Machine Heart
Blue Light
Two Slow Dancers