A cantora morreu em casa na manhã desta quinta-feira

Considerada a Rainha do Soul, Aretha Franklin morreu na manhã desta quinta-feira, aos 76 anos de idade, em sua casa em Detroit, nos Estados Unidos – o anúncio foi feito pela família da lendária cantora, que afirmou que ela partiu “cercada de familiares e amigos”. Informações sobre a piora na condição de saúde da artista circulavam desde o começo da semana. A causa oficial da morte foi o avanço de um câncer no pâncreas. “Em um dos momentos mais sombrios de nossas vidas, nós não conseguimos encontrar as palavras apropriadas para expressar a dor em nossos corações. Nós perdemos nossa matriarca e a rocha que sustenta nossa família”, diz o anúncio divulgado.

Aretha Franklin

Aretha deixa uma marca imortal no mundo da música: tendo começado sua carreira em 1956, a artista virou um ícone da música negra, foi a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Rock, em 1987, e foi eleita pela revista Rolling Stone norte-americana a maior cantora de todos os tempos. Foi a segunda cantora a receber mais prêmios Grammy na história.

Relembre abaixo dez canções que marcaram a carreira de Aretha: de sua faixa mais conhecida, Respect (considerada revolucionária para a época, e uma marca do movimento feminista com o tempo), lançada em 1960; até a mais recente Freeway of Love, parte de seu primeiro álbum de platina, Who’s Zoomin’ Who, que saiu em 1985.

Respect

Think

I Say a Little Prayer

Until You Come Back To Me

Chain of Fools

(Sweet, Sweet Baby) Since You’ve Been Gone

Call Me

Ain’t No Way

Don’t Play That Song

Freeway of Love