O curso abrange todo o conhecimento necessário – do nível básico ao avançado – para operar uma câmera profissional ou semi-profissional, que funcione no modo manual

Com a popularização das redes sociais, a fotografia tornou-se uma atividade diária, que muitos praticam o tempo todo – mesmo sem ter muito conhecimento técnico ou artístico a respeito. Forma de expressão e de arte e profissão para muitos, a fotografia oferece inúmeras possibilidades de criação e exploração. A Itapema em parceria com a escola Câmera Criativa, realizou nos últimos dias uma promoção valendo um curso de fotografia do nível básico ao avançado, e a grande vencedora foi: Karine Hye Ji Song, parabéns! Entraremos em contato ainda hoje com todos os detalhes.

Curso de Fotografia

O curso abrange todo o conhecimento necessário – do nível básico ao avançado – para operar uma câmera profissional ou semi-profissional, que funcione no modo manual. O aluno vai aprender a usar todas as configurações e funções de seu equipamento, além de seus acessórios externos. O curso também fornece aos participantes o conhecimento necessário para a construção de um “Olhar Fotográfico”, abordando de forma didática os conceitos visuais utilizados na Composição, Enquadramento e Leitura de imagens.

Conteúdo:

– Introdução à fotografia, arte e história;
– Pinhole;
– Tipos de câmeras fotográficas;
– Modos de cena;
– Função macro, flash interno;
– Balanço de branco customizado e temperatura de cor, sensibilidade, EV;
– Compensação de exposição, configurações de qualidade, partes de uma câmera;
– Tipos de view finders, tamanho de sensores e corpos;
– Exposição, ISO, velocidade e abertura (obturador e diafragma), distância focal, configuração de imagem, tipos de arquivos;
– Modos de foco e fotometria, modos de disparo e BKT;
– Acessórios: flash externo, tripé, filtros;
– Fotografia noturna;
– Objetivas: tipos de lentes, fenômenos óticos (refração, difração, reflexão e absorção);
– Manutenção do equipamento;
– Elementos da linguagem visual;
– Leitura de imagens, princípios e fundamentos da composição e enquadramento nos formatos retrato e paisagem;
– Aulas e saídas práticas monitoradas e avaliação/análise das imagens produzidas pelos participantes.

Duração: 2 meses (carga horária de 42 horas). Aulas de 11 de agosto a 20 de outubro, sempre aos sábados, das 9h às 13h.

Material didático (apostila e caderno de atividades) incluso. Preferencialmente, possuir qualquer modelo de câmera fotográfica, que atue em modo manual – a escola pode emprestar equipamento para quem não tiver, mas é necessário informar a necessidade antes.

A escola Câmera Criativa consolidou-se como uma das principais referências no ensino da linguagem fotográfica em Florianópolis e no estado de Santa Catarina: o espaço é hoje um ponto de encontro para fotógrafos e amantes da fotografia, um lugar de construção coletiva, da prática e do saber fotográfico. Atualmente oferece cursos e oficinas voltados para os amantes da atividade e para aqueles que procuram se profissionalizar. Trata-se de uma escola livre, com um olhar humanizado, atenta às novas tecnologias que permeiam o campo imagético e que entende a fotografia como uma linguagem de acontecimentos e de produção de sentidos. A Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte está localizada na Rua Felipe Schmidt (número 321, salas 702 e 703, edifício Carlos Meyer), no Centro de Floripa, e constantemente oferece palestras, encontros, exposições, viagens, e outros eventos voltados ao universo da fotografia.