Jantar promoverá um passeio gastronômico mesclando produtos catarinenses com a culinária francesa

A edição de estreia da Confraria do Vinho Itapema não poderia começar melhor. Os participantes do jantar de Dia dos Namorados, na Alameda Casa Rosa, serão recepcionados com o espumante Lírica brut, escolhido o Melhor do Brasil pelo International Wine Challenge/Londres. Muito versátil, ele foi selecionado pela sommelier e gerente da Decanter Florianópolis, Regina Essemburg, para acompanhar o delicioso coquetel volante que terá, entre outras entradas, um clássico francês, a ostra poché (com gorgonzola, espinafre e farofa crocante).

Na sequência do serviço, para harmonizar com o risoto de parmesão, salmão curado e pontas de aspargos, o escolhido de Regina foi o vinho branco Arrogant Frog Sauvignon Blanc, do Langhedoc/França. Com sua aromaticidade e frescor, a proposta é que o vinho torne especial esta etapa da degustação.

Já o tinto Paul Mas Grenache Noir, da mesma região da França, foi o indicado da sommelier para fazer frente ao filé mignon com mousseline de batata e cogumelos orgânicos ao molho de vinho tinto. “É um vinho sedutor, redondo e com taninos maduros, e ao mesmo tempo com grande personalidade para somar ao prato”, explica. Por último, para valorizar ainda mais a terrine de chocolate elaborada pelo chef Renato Stumpf, da Alameda Casa Rosa, um Porto Fonseca de grande concentração e equilibrada doçura. “Porque doce harmoniza com doce e a sensação de prazer é imediata!”, destaca Regina.

A Confraria do Vinho Itapema comemora 10 anos em 2018 e oferecerá ainda mais cinco edições até novembro, além do jantar de estreia no Dia dos Namorados. A organização é de Pedro Leite, coordenador da plataforma Itapema, com ambientação musical do DJ Thon Soriedem, patrocínio da Decanter, Bellacatarina, Acqualive Group e Grupo Geração, com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins, da Flor de Liz e parceria com a Alameda Casa Rosa. Fique atento aos canais da Itapema para acompanhar as datas e menus harmonizados!

Serviço
Quando: 12 de junho, às 20h
Onde: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis)
Quanto: R$ 200,00
Ingressos: pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física da Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)

+ Menu da edição de Dia dos Namorados:

Coquetel volante
Dadinho de tapioca e carne seca com molho de pimenta biquinho
Camarão, ratatouille e pesto de manjericão
Ostra poché, gorgonzola, espinafre e farofa crocante
Creme de feijão branco, tilápia e salsa de chourizo
Ragú de cordeiro, couscous e molho tahine
Harmonização: espumante Lírica brut

Primeiro prato
Risotto de parmesão, salmão curado e pontas de aspargos
Harmonização: Arrogant Frog Sauvignon Blanc (Paul Mas)

Segundo prato
Filé mignon, mousseline de batata, cogumelos orgânicos e molho de vinho tinto
Harmonização: Paul Mas Grenache Noir

Sobremesa
Terrine de chocolate, mirtilo e chocolate branco com lavanda
Harmonização: Porto Fonseca Ruby