Com ingressos limitados, o jantar marca a primeira das seis edições que vão comemorar os 10 anos do evento

O caminho é clássico, mas a paisagem gastronômica que vai se descortinar aos participantes da Confraria do Vinho Itapema no jantar do Dia dos Namorados, em 12 de junho,​ será bastante variada, com ingredientes diversificados e até mesmo inusitados. A proposta elaborada pelo chef da Alameda Casa Rosa, Renato Stumpf, e harmonizada com rótulos da Decanter, tem origem na cozinha francesa, mas passeia pela pluralidade de sabores de Santa Catarina ao valorizar ingredientes locais. “São receitas invernais, acolhedoras, e pensadas para agradar aos mais diferentes paladares”, explica Renato.

Confraria do Vinho

Os sabores são múltiplos, mas a sequência do serviço tem uma lógica ancorada no equilíbrio e na leveza. “São características muito importantes, pois permitem a experimentação de um menu amplo, como será a proposta desta noite, mas sem prejuízo na degustação de cada um dos sabores”, explica o chef. Na combinação estão carnes como ostras, salmão, camarão, carne seca, carne de cordeiro, chourizo e filé mignon. E cada um desses ingredientes é a estrela de uma entrada ou prato que conta uma parte da história pensada para esse jantar.

A ostra do Ribeirão da Ilha, por exemplo, será servida em uma versão clássica francesa, a ostra poché, combinada com queijo gorgonzola. A tilápia do oeste catarinense protagoniza uma entrada que promete surpreender pela combinação inusitada, com creme de feijão branco e chourizo, um embutido espanhol. O ragú de cordeiro, de Rio do Campo, será acompanhado de couscous e tahine, e cogumelos orgânicos cultivados no Estado estarão no prato com filé mignon. Uma atração à parte, a sobremesa da primeira edição da Confraria do Vinho terá um tempero especial para os casais: a chef patissèrie Ariane Nascimento Haberli pesquisou ingredientes conhecidos pelo poder afrodisíaco para a elaboração do terrine de chocolate, mirtilo e chocolate branco. Lavanda, pimenta rosa e gengibre vão dar um toque especial ao doce.

Confraria do Vinho

A Confraria do Vinho Itapema terá seis edições em 2018, até novembro, com organização de Pedro Leite, coordenador da plataforma, ambientação musical do DJ Thon Soriedem, patrocínio da Decanter, Bellacatarina e Acqualive Group, com apoio da Galeria de Arte Luciano Martins, da Flor de Liz e parceria com a Alameda Casa Rosa.

Serviço
Confraria do Vinho Itapema 2018 – 1ª edição – Dia dos Namorados
Quando: Dia 12 de junho, terça-feira, às 20h
Onde: Alameda Casa Rosa (Rod. Admar Gonzaga, 3.401 – Itacorubi, Florianópolis)
Ingressos à venda pelo site Blueticket e também nos pontos de venda: loja física Blueticket (Beiramar Shopping), Siqlo (Beiramar Shopping), Bellacatarina (Av. Beiramar Norte, 5.036) e Decanter (R. Herman Blumenau, 207)

Menu

Coquetel volante
Dadinho de tapioca e carne seca com molho de pimenta biquinho
Camarão, ratatouille e pesto de manjericão
Ostra poché, gorgonzola, espinafre e farofa crocante
Creme de feijão branco, tilápia e salsa de chourizo
Ragú de cordeiro, couscous e molho tahine
Harmonização: espumante Lírica brut

Primeiro prato
Risotto de parmesão, salmão curado e pontas de aspargos
Harmonização: Arrogant Frog Sauvignon Blanc (Paul Mas)

Segundo prato
Filé mignon, mousseline de batata, cogumelos orgânicos e molho de vinho tinto
Harmonização: Paul Mas Grenache Noir

Sobremesa
Terrine de chocolate, mirtilo e chocolate branco com lavanda
Harmonização: Porto Fonseca Ruby