O disco traz temas globais e políticos em onze faixas inéditas

No mesmo ano em que o já clássico The Trinity Session, segundo álbum da banda canadense de rock Cowboy Junkies (gravado em um único dia e com um único microfone, na Igreja da Santíssima Trindade de Toronto), completa 30 anos, o grupo prepara seu retorno às inéditas – faz seis anos desde que os músicos lançaram novas canções, o que marca seu intervalo mais longo entre discos até agora. Em entrevista à revista Billboard, o guitarrista e compositor Michael Timmins afirmou que a pausa não foi proposital. “Nós só estávamos trabalhando em projetos e coisas diferentes”, explicou. “Um álbum completo dá um trabalho e tanto. E, com a indústria musical no estado em que está atualmente, em que é mais fácil lucrar com shows ao vivo e com projetos menores, você começa a se perguntar: ‘Será que alguém ainda se importa?’. Mas, para nós, se nós vamos gravar alguma coisa, sempre tem que ser um disco completo.”

Cowboy Junkies

O disco em questão é All That Reckoning, que chega às lojas no dia 13 de junho – a primeira parte da faixa-título já foi divulgada (a segunda parte é a mesma música, mas feita de um jeito diferente: a banda não conseguiu escolher de qual das duas versões gostava mais, e decidiu manter as duas no registro final). As faixas tratam de temas pessoais, mas também de assuntos globais, políticos. “Eu acho que muita gente está tentando entender onde vamos parar, para onde a sociedade está indo, o que vai resultar disso tudo”, disse Timmins. “Há muita pressão, e muitas instituições estão desmoronando, o que parece deixar especialmente as pessoas mais velhas meio sem chão. Você meio que espera que certas coisas estejam sempre lá, e de repente percebe ‘meu Deus, o que eu achei que era um padrão – seja um instituição ou um jeito de lidar com as pessoas em sociedade – está desaparecendo’.”

A situação atual da política norte-americana, é claro, faz parte dessas inquietações. “Os Estados Unidos são vitais para nós, canadenses”, contou Timmins. “Muitos de nós trabalham lá. Eu sou casado com uma norte-americana. Há muitos laços entre nós, culturais, políticos, econômicos. Quando as coisas não vão bem por lá, isso também mexe com a gente. É um pouco amedrontador.”

Cowboy Junkies

Confira abaixo a tracklist de All That Reckoning:

All That Reckoning Part 1
When We Arrive
The Things We Do To Each Other
Wooden Stairs
Sing Me A Song
Mountain Stream
Missing Children
Shining Teeth
Nose Before Ear
All That Reckoning Part 2
The Possessed