1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras e mais

De 14 a 20 de maio acontece a 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado 18 de maio. Nessa edição, 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais! Todas as atividades são gratuitas.

Os museus em Florianópolis não ficaram de fora e também terão uma programação especial para celebrar a data. O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participará da semana com três exposições: “Tecnologias da sala de aula do século 20”; “Depoimentos escolares do século 20”; e “Instalação Rizoma”.

A exposição “Tecnologia da sala de aula do século 20” quer mostrar, aos visitantes a experiência de assistir aos conteúdos apresentados nas salas de aula por meio de legítimos aparelhos das décadas de 1950 a 1980 e comparar com os dias atuais.

“Depoimentos escolares do século 20” exibe 83 entrevistas de alunos, professores e outros profissionais da educação que contam os desafios, o cotidiano e o regimento das escolas no século passado. A partir daí, o visitante pode criar sua visão do conteúdo, comparando-o com sua própria experiência escolar.

Já a “Instalação Rizoma” busca trazer a sensação de imersão provocada pela tecnologia na vida das pessoas. Com a atual representatividade da internet, a comunicação se transforma-se e a sociedade evolui. “Foi assim com a invenção do telefone, além do rádio, da TV e de outras formas de conectividade que apareceram e mudaram o mundo”, diz Sandra.

O Museu Victor Meirelles participa com uma série de oficinas educativas e culturais, para públicos variados, com destaque para fotografia artesanal, confecção de carimbos e impactos da tecnologia nas artes e patrimônio museal. As atividades começam no dia 14, ás 14h, com o lançamento do blog “Victor Meirelles Lúdico” – ambiente virtual com jogos educativos baseados no acervo.

Programação completa em: guiadaprogramação.museus.gov.br