O material antecipa as comemorações de 50 anos da banda, que fez seu primeiro show em setembro de 1968

Antecipando as comemorações do aniversário de 50 anos da banda, o Led Zeppelin anunciou o lançamento de um vinil de sete polegadas com versões inéditas de Rock and Roll e Friends – a novidade chega às lojas no Record Store Day norte-americano, que celebra e apoia as lojas independentes de música, e que neste ano cai no dia 21 de abril. Em edição limitada, o vinil foi produzido por Jimmy Page, que, nos últimos anos, também comandou o relançamento de todo o catálogo oficial do grupo.

Led Zeppelin

A Friends original, contida em Led Zeppelin III, continha orquestrações, enquanto a nova versão é mais crua, tal e qual foi gravada pelo Led Zeppelin no estúdio de ensaios Headley Grange. A banda não explicou as diferenças da nova versão de Rock and Roll para a original.

O Led Zeppelin surgiu em 1968, com o nome New Yardbirds – o primeiro show da história daquela que se tornaria uma das maiores bandas da história aconteceu em 7 de setembro, em Gladsaxe, na Dinamarca. A mudança de nome aconteceu no mesmo mês, quando os músicos começaram a gravar seu trabalho de estreia.