Ao longo de suas décadas de história, a revista Rolling Stone foi responsável por registrar algumas das imagens mais famosas de diversos ícones da música – e, recentemente, o site da publicação relembrou as mais célebres e marcantes entre essas fotografias. Confira algumas abaixo:

Nirvana – foto de Mark Seliger – abril de 1992

No primeiro dia da sessão de fotos, Kurt Cobain apareceu com uma camiseta que dizia “O Grateful Dead ainda é uma merda”. O fotógrafo Mark Seliger disse que ele podia vestir o que quisesse, mas pediu que ele evitasse camisetas com mensagens, porque “competia com as manchetes” da revista. No dia seguinte, Cobain respondeu com uma camiseta similar – mas que atacava diretamente as grandes revistas.

Madonna – foto de Herb Ritts – setembro de 1987

O fotógrafo Herb Ritts viajou a Tóquio em 1987, com a intenção de fotografar Madonna enquanto a cantora passeava pela cidade – mas o assédio dos fãs tornou a ideia inviável. A solução, portanto, foi fotografar a artista em seu quarto de hotel.

Bono – foto de Anton Corbijn – novembro de 2002

Publicada apenas em 2002, a foto foi registrada em 1993, em um quarto de hotel, com Bono “interpretando” Fly, o personagem criado para Achtung Baby. “Havia pessoa falando em egomania”, explicou o vocalista do U2 na época, “e eu decidi me tornar o que eles diziam que eu era.”

Marylin Manson – foto de Matt Mahurin – janeiro de 1997

A foto, que se tornou uma das mais clássicas de Manson, foi registrada em Baltimore, durante a turnê Antichrist Superstar – a revista foi publicada no dia do aniversário do cantor.

Amy Winehouse – foto de Max Vadukul – junho de 2007

Amy havia acabado de se casar com Blake Fielder-Civil em Miami quando Max Vadukul registrou a artista em seu quarto de hotel. “Ela estava em seu próprio mundo, cercada por essa luz onipresente”, descreveu o fotógrafo.

Red Hot Chili Peppers – foto de Mark Seliger – junho de 1992

A ideia original era cobrir os músicos com tinta vermelha, para fazer uma brincadeira com o nome do grupo – mas Flea, depois de pintar metade do rosto, achou que a ideia “parecia estúpida”. O fotógrafo Mark Seliger cedeu, mas manteve os roqueiros sem roupa.

Mick Jagger – foto de Herb Ritts – novembro de 1987

O frontman dos Rolling Stones foi fotografado em Londres, para a edição de aniversário de vinte anos da revista.

Kid Rock – foto de Mark Seliger – junho de 2000

Seliger quis capturar a persona rocker e meio trash de Kid Rock com esta imagem: “Se ele estivesse esculpindo em madeira com uma serra elétrica, o que ele esculpiria? Um urso? Uma estátua de um grande rebelde? Não! Uma stripper!” Rock adorou o conceito – só reclamou do frio que passou durante a sessão de fotos.

Tupac – foto de Danny Clinch – outubro de 1996

Clinch diz que o que mais gosta nesta imagem é como a postura e o olhar de Tupac mostram seu lado contemplativo – enquanto suas tatuagens parecem contar uma história diferente.

Lady Gaga – foto de Terry Richardson – julho de 2010

Gaga disse que, com esta foto, Richardson mostrou mais uma vez que “é OK ver a si mesmo como um hyper-humano.”

Axl Rose – foto de Herb Ritts – novembro de 1992

O Guns N’ Roses estava no meio da turnê Use Your Illusion quando foi fotografado para esta edição. “Nós estamos competindo com lendas do rock”, disse Rose na época. “E estamos tentando fazer o melhor que podemos para ser honrados com uma posição como essa.”

Adele – foto de Theo Wenner – novembro de 2015

Em sua terceira capa na revista, Adele aparece com um visual simples, sustentando a foto apenas com seu olhar. Quando elogiada pelos resultados, ela brincou: “I woke up like this” (“Eu acordei assim”), fazendo referência à música de Beyoncé.

John Lennon e Yoko Ono – foto de Annie Leibovitz – janeiro de 1981

Esta imagem é a mais famosa da história da revista – e não só pela pose ousada, pela nudez de Lennon ou pelo músico ter afirmado que a foto “capturava exatamente” sua relação com Yoko; mas também pelo registro ter sido feito poucas horas antes do assassinato do artista.

Brian Wilson – foto de Annie Leibovitz – novembro de 1976

A imagem foi registrada em 20 de junho de 1976, aniversário de 34 anos de Wilson – e sua primeira vez perto do oceano depois de um incidente quatro anos antes, quando o cantor quase se afogou.

Bruce Springsteen – foto de Max Vadukul – novembro de 2007

Springsteen foi fotografado ao lado de seu Ford Mustang vintage logo depois de um ensaio com a E Street Band, em New Jersey.

Meryl Streep – foto de Annie Leibovitz – outubro de 1981

Leibovitz teve a ideia para a foto quando Streep comentou que, às vezes, “gostaria de desaparecer”: “Ela ficou muito feliz, porque foi como se ela pudesse se esconder.”

Brad Pitt – foto de Mark Seliger – dezembro de 1994

Pitt passou três dias viajando pelo México com o fotógrafo Mark Seliger e o editor de fotografia Jodi Peckman. O ator não queria posar sem camisa, mas Peckman comentou que uma foto de rosto ficaria melhor se seu pescoço estivesse nu, e Seliger fez a fotografia de corpo inteiro – Pitt está segurando a camiseta porque achou que ela não apareceria na imagem.

Prince – foto de Richard Avedon – abril de 1983

A primeira capa de Prince na Rolling Stone foi registrada perto do Natal de 1982 – e a pose provocativa da foto acabou tornando a imagem uma das mais famosas do cantor.

Neil Young – foto de Mark Seliger – janeiro de 1993

Seliger queria fotografar Young em uma paisagem desértica, mas a sessão acabou acontecendo em Chicago. “Eu usei um ventilador às costas de Young, para criar essa vibração” – Seliger diz que a imagem acabou evocando exatamente o ar que ele desejava.

Janet Jackson – foto de Patrick Demarchelier – setembro de 1993

A imagem foi feita para a capa do álbum Janet, com as mãos de Rene Elizondo, na época marido da cantora. A gravadora acabou usando apenas o rosto de Janet, mas a revista publicou a foto completa.

Rod Stewart – foto de Charles Gatewood – junho de 1973

Charles Gatewoood queria fotografar o cantor no quarto do Pierre Hotel, em Nova York, onde ele estava hospedado – mas o local estava recebendo a Republican Governor’s Conference, e os funcionários acharam que não seria uma boa ideia misturar um rockstar sem camisa aos participantes. A foto acabou sendo feita no quarto do hotel.

Tina Turner – foto de Steve Meisel – outubro de 1984

A ideia da foto foi capturar a energia triunfante de Private Dancer, o retorno de Tina – mas a própria cantora comentou que gostaria de ter feito uma foto “com mais glamour. Eu queria me parecer com Elizabeth Taylor.”

David Bowie – foto de Herb Ritts – abril de 1987

Ritts quis – e conseguiu – capturar um momento mais relaxado de Bowie, em seu estúdio de fotografia em Hollywood.

Fleetwood Mac – foto de Annie Leibovitz – março de 1977

O turbilhão romântico da época do disco Rumours fez da fotografia um desafio: Christine McVie não queria ficar ao lado de seu ex, John McVie; enquanto Stevie Nicks não queria ficar ao lado de Lindsey Buckingham, e acabou nos braços de Mick Fleetwood – uma dica de um romance que ainda surgiria.

Bob Marley – foto de Annie Leibovitz – agosto de 1976

Leibovitz conta que teve que esperar dois dias para que Marley enfim topasse posar para a foto, registrada em Oakland, California.

Eric Clapton – foto de Albert Watson – outubro de 1991

Conor, o filho de quatro anos de Clapton, havia morrido há poucos meses quando esta imagem foi registrada – o fotógrafo Albert Watson usou as sombras no rosto do músico para capturar esse momento sombrio.

Keith Richards – foto de Annie Leibovitz – agosto de 1972

Leibovitz recebeu passe livre para acompanhar toda a turnê Exile on Main Street. “Annie se tornou parte da turnê”, comentou Richards. “Era tipo, ‘ali está Charlie [Watts], ali está um livro, ali está Annie’. Ela era quase invisível para nós. Foi assim que ela fotografou um monte de coisas boas.”

Pete Townshend – foto de Annie Leibovitz – junho de 1980

Townshend foi ao estúdio de Annie logo após um show, e ela ficou impressionada com o sangue nas mãos do músico – consequência do seu estilo de tocar guitarra. Annie usou sangue falso para aumentar o efeito.

Bob Dylan – foto de Annie Leibovitz – janeiro de 1978

“Ele estava realmente brincando”, conta a fotógrafa Annie Leibovitz sobre esta imagem. “E era divertido, como algo que ele faria para as crianças.”

Thom Yorke – foto de Nadav Kander – julho de 2011

O vocalista do Radiohead foi fotografado em Londres. “Kander fica realmente confortável lidando com essas áreas complicadas de sombra”, comentou. “Ele brinca com elas para criar uma atmosfera.”

Johnny Cash – foto de Martin Schoeller – dezembro de 2002

Schoeller foi fotografar Cash na casa do músico, em Hendersonville, no Tennessee, e a própria June Carter Cash abriu a porta. “Estavam só os dois em casa”, conta o fotógrafo.

Patti Smith – foto de Mark Seliger – abril de 2007

A foto foi registrada para a edição de 40 anos da revista. “Rock & roll é mais que música, é uma consciência”, comentou Smith na ocasião.

Green Day – foto de Dan Winters – janeiro de 1995

O Green Day foi fotografado em Los Angeles ao ser eleito Best New Band na premiação anual da revista. “Eu quero tentar fazer isso tudo fazer sentido, e não virar uma paródia de mim mesmo”, o vocalista Billie Joe Armstrong afirmou.