Primeiro episódio estreia no YouTube nesta quinta-feira, dia 12 de outubro

“Numa certa manhã, acordei com uma melodia na cabeça e resolvi desenhar a música” – assim, o artista plástico Luciano Martins descreve o embrião da FofoTurma, projeto que faz com que os desenhos saiam das molduras para invadir uma rede cada vez mais assistida: o Youtube. Em vez de um novo quadro estático, Luciano Martins lança agora uma série animada direto na tela do smartphone, do computador, ou mesmo da televisão.

Percebendo o potencial do projeto, Luciano – parceiro de longa data da Itapema e da Confraria do Vinho – contatou o redator publicitário Antônio Verde, o músico Douglas Narcizo, da produtora de áudio Onda Sonora, e o diretor Claudiomar Vill, da Komodo Imagine Motions: a aprovação foi imediata. Logo, a FofoTurma saiu da prancheta do artista, tornando-se uma série de desenhos animados. No primeiro episódio, de quase dois minutos, surgem os personagens principais do programa: uma cabrinha, um cãozinho, um gato, um porquinho e outros bichos, que ensinam as vozes dos animais. A ênfase é no lúdico, com estética caprichada. E tudo musicado. Não tem diálogo, nem off, nem roteiro lido por um locutor: é só música, como gostam as crianças.

A FofoTurma é dirigida à primeira infância – nas palavras de Luciano, “aquela fase em que as crianças estão atentas ao mundo, têm curiosidade máxima. Acho até que agem como cientistas, absorvendo tudo ao redor.” Com esse foco, os temas são simples, mas fundamentais: aprender os números de 1 a 10 e saber os nomes das cores, por exemplo. O objetivo é estimular a aprendizagem por meio da diversão e da música. As trilhas sonoras foram especialmente compostas, com cantores e músicos entrando no estúdio e tocando de verdade – nada de vozes sintetizadas. Outro cuidado está na calibragem das cores, tanto nos personagens quanto nos cenários, valorizando os contrastes e favorecendo a compreensão dos pequeninos.

Nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, Dia das Crianças, estreia o primeiro episódio – a meta é publicar mais quatro programas até o final do ano, sendo que um será especial para o Natal. Mas já é possível conhecer alguns personagens e ouvir os primeiros acordes nas redes sociais, via Facebook e Instagram.