Museus Virtuais – edição Rússia, Um Suspiro na Arte Europeia – Segunda-feira, dia 9, às 20h – Cinema do CIC

O Instituto Maratona Cultural segue promovendo na cidade de Florianópolis uma comunicação direta entre cultura, arte, entretenimento e turismo com o projeto Museus Virtuais. Hoje, segunda-feira, às 20h, a Rússia vai ficar mais perto de quem for até o CIC: com o tema Rússia, Um Suspiro na Arte Europeia, os encantos do antigo palácio Hermitage, cujo esplendor é a máxima expressão de beleza arquitetônica russa do século XIX, trazem aos visitantes a oportunidade de conhecer a rica coleção de arte que integra pintura, escultura, arquitetura e decoração em um só lugar. Além dele, também será “visitado” virtualmente o Museu de Belas Artes Pushkin, em Moscou, que conta com uma diversificada coleção de arte italiana renascentista, com obras de Botticelli, Bronzino, Crivelli e do barroco flamengo de Rubens e Brueghel. O evento é gratuito.

Curso Jogando Ideias – Cinco terças-feiras a partir do dia 10, sempre às 19h – O Sítio, Lagoa da Conceição

O curso Jogando Ideias propõe ensinar como desenvolver a ideia de um game, colocá-la em prática e distribuir o resultado para o mundo. São cinco aulas, ao longo das quais o diretor de jogos Alexandre Chaves vai guiar os alunos por todo o processo de ideação, documentação e apresentação de um jogo. O curso é separado por partes práticas e teóricas, nas quais o aluno a terá oportunidade de aplicar o que aprendeu em sala – sem levar conteúdo para casa. As aulas serão ministradas em cinco terças-feiras (a partir de amanhã, dia 10), das 19h às 22h, n’O Sítio, na Lagoa da Conceição. A inscrição custa R$ 250.

Tum Sound Festival – De terça-feira, dia 10, até sábado, dia 14 – CIC

O primeiro Festival Nacional de Música de Florianópolis traz um cronograma completo para todo tipo de público: de amanhã até sábado o CIC abre as portas para o Tum Sound Festival. Com o objetivo de integrar profissionais de diferentes segmentos da música, além de ajudar na profissionalização do mercado e gerar novos negócios, o evento traz show de João Bosco e uma homenagem especial a Tom Jobim assinada por Rosa Passos. Os ingressos para as apresentações estão à venda, e as inscrições para as oficinas e workshops estão abertas.

Peça Frames – Quinta-feira, dia 12 – Teatro do CIC

Nesta quinta-feira, feriado de 12 de outubro, chega à Florianópolis para única apresentação no Teatro do CIC o espetáculo Frames, de Franz Keppler, encenado pela primeira vez em São Paulo em 2009. Com humor e delicadeza, Frames traz quatro recortes de vida que exploram as possibilidades de entendimento entre pessoas muito diferentes. A direção é de Camila Gama, e o elenco conta com os atores Daniel Rocha e Hugo Bonemer. Os ingressos estão à venda no site e loja Blueticket, por 80 reais.

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça – Sábado, dia 14 – Beira-Mar Norte e Beira-Mar Continental

No dia 14 de outubro, a Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar em Florianópolis, depois de cinco anos: a apresentação, gratuita, pode ser vista principalmente da Beira-Mar Norte e Beira-Mar Continental. O show faz parte das comemorações da Semana da Asa, que celebra o primeiro voo realizado por Santos Dumond, em 23 de outubro de 1906. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça está marcada para às 15h de sábado, dia 14 de outubro.