A faixa divulga o lançamento de Listen Without Prejudice Vol.1/MTV Unpugged

Gravada originalmente por George Michael no fim dos anos 1980, Fantasy deveria ter feito parte do segundo álbum solo do artista, o sucesso mundial e multi-platina Listen Without Prejudice Vol.1, mas acabou ficando de fora da versão final do disco. A faixa entrou no lado B do lançamento norte-americano do single Freedom! ’90 e na versão inglesa do single Waiting For That Day, em 1990. Michael, que gostava muito da canção, apresentou Fantasy ao vivo durante a turnê Cover to Cover, em 1991, e presenteou os fãs com a faixa gravada em fitas que eram colocadas nos assentos da plateia antes dos shows. O músico também cantou Fantasy mais de uma década depois, durante a turnê 25 Live Tour.

No início de 2016, Michael estava procurando o single perfeito para o relançamento Listen Without Prejudice Vol.1/MTV Unpugged, e Fantasy foi sua primeira escolha: o cantor entrou em contato com o hitmaker Nile Rodgers, talvez o único que poderia dar à música mais funk do que ela já tinha. Na última semana, no dia 7 de setembro, a versão de Fantasy retrabalhada por Rodgers estreou nas rádios do Reino Unido, divulgando o lançamento de Listen Without Prejudice Vol 1/MTV Unplugged: originalmente lançado em 1990, Listen Without Prejudice Vol.1 foi produzido, arranjado e quase totalmente composto pelo próprio Michael. Já a performance no MTV Unplugged foi gravada em Londres, em 1996, e conta com canções que ajudaram a moldar a carreira do artista, desde o período da banda Wham! até a fase do álbum Older.

Para celebrar o lançamento do álbum, a Sony Music, em parceria com o Channel 4 e a rede BBC Worldwide, encomendou Freedom, um novo filme narrado por Michael: o documentário conta com participações de Stevie Wonder, Elton John, Liam Gallagher, Nile Rodgers, Mary J. Blige, Mark Ronson, Kate Moss e muitos outros artistas. George Michael estava trabalhando em Freedom até o Natal de 2016 – o músico morreu em 25 de dezembro de 2016. A carreira de Michael durou quatro décadas, e ele vendeu 120 milhões de álbuns.