Dirigido pelo polêmico dinamarquês Lars von Trier, Ninfomaníaca é um longa com 5 horas de duração, que narra histórias de Joe (Charlotte Gainsbourg), a ninfomaníaca que intitula o filme.

Encontrada em um beco estreito, Joe é recolhida e ajudada por Seligman (Stellan Skarsgard), um senhor mais velho. Seligman alimenta e toma cuidado dos machucados espalhados pelo corpo de Joe. Porém uma coisa ele faz questão de saber: O porquê de Joe estar naquele estado. A partir daí o filme começa a se desenrolar e Joe inicia a narração das histórias que a levou àquela situação.

Esse é o fio que conduz as cinco horas de filmes, dividas em duas partes. Aliás, as cópias exibidas nos cinemas tem cenas excluídas. As produtoras consideraram alguns trechos fortes demais para serem exibidos. Espera-se que o filme completo, sem cortes saia na versão DVD/Bluray.

Lars von Trier, como não é novidade, é muito astuto em discutir temas polêmicos. Cutucando nosso moralismo e conservadorismo com vara curta, ele se utiliza do personagem Seligman para refletir sobre os atos “pecaminosos” de Joe.

O sexo é exposto exatamente como deve ser, algo natural dos animais. As analogias e metáforas com objetos, animais e acontecimentos do dia-a-dia mostram como qualquer humano está suscetível aos acontecimentos.

Banalizando o sexo, o filme serve mais como um divã. As análises sobre a vida de Joe são comoventes e o sexo – e o título Ninfomaníaca – ficam no plano secundário.

ninfomaniaca_volume2_1

O volume dois do longa está sendo exibido no Paradigma Cine Arte. Nas duas horas finais Joe amadurece e seus relatos ficam mais profundos e obscuros. Vale a pena assistir ao encerramento da obra de Lars von Trier. http://www.paradigmacinearte.com.br/

Confira a lista dos ouvintes convidados pela Itapema FM para assistir o filme no Paradigma Cine Arte:

Eduardo Piovesan (c/ acompanhante)
Juliana Aleixo (c/ acompanhante)
Sara Nunes de Souza (c/ acompanhante)
Mariana Bleyer (c/ acompanhante)
Raisa Harumi Kawasaki (c / acompanhante)

Parabéns!!
Só apresentar documento de identidade com foto na bilheteria do cinema.
Os nomes ficam na lista do paradigma até a próxima quarta, dia 09/04.