Poucos sabem a real importância do Festival Sundance de Cinema. Conhecido como “festival indie de cinema”, ele é o palco dos novos cineastas e filmes independentes serem levados ao grande público. Anualmente realizado em Park City, Utah no oeste dos EUA, o Festival foi oficializado em 1985 por Robert Redford, durante 10 dias do mês de janeiro.

O conceito principal do evento é não se assemelhar de qualquer forma com Hollywood. Tanto que, é normal filmes premiados no Festival saírem dali direto para o circuito principal de cinema e concorrerem ao Oscar logo em seguida, exemplo é o filme Preciosa, exibido em 2009 no ano seguinte foi premiado no Oscar.

Durante os 10 dias nomes como Quentin Tarantino, David O. Russell e dos Irmãos Coen foram revelados. Além das novidades, grandes nomes da indústria vão ao Festival para apresentar seus trabalhos mais “artísticos” ou de baixo orçamento.

Na edição de 2014, o Festival Sundance de Cinema completa 30 anos e vai apresentar 121 filmes de 37 países. A novidade deste ano fica com a sessão infantil. O evento ocorre entre os dias 16 e 26 de janeiro.

Neste ano a promessa é o filme Frank, a  trama narra a história de um aspirante a músico que consegue entrar para uma grande banda de rock. O grupo em questão será liderado pelo personagem de Michael Fassbender. A história é baseada na vida de Chris Sievey, músico e comediante inglês, que formou a banda The Freshies e mais tarde fez peças e shows sob a alcunha de Frank Sidebottom.

‘Frank’ Clip from The Playlist on Vimeo.

O filme será lançado em maio, sem data para de exibição no Brasil.

por Iuri Barcellos

Itapema FM SC