O dia 27 de novembro marca o nascimento de um dos mais influentes artistas da história da música e, principalmente, do rock: neste dia, em 1942, em Seattle, Washington, Estados Unidos, nasceu James Marshall Hendrix, mais conhecido pelo nome artístico Jimi Hendrix. Considerado por muitos o melhor guitarrista da história do rock, Jimi começou sua história de sucesso na Europa, e conquistou os Estados Unidos depois de se apresentar no Festival Pop de Monterey, em 1967. Dois anos mais tarde, o músico se consagraria como a principal atração do icônico Festival de Woodstock, e também do Festival da Ilha de Wight, em 1970. O guitarrista revolucionou de diversas formas o modo de usar este instrumento, desenvolvendo efeitos de amplificação e de microfonia – até então considerada uma consequência indesejada. Parte de seu estilo único é atribuído ao fato de ele ser canhoto. Sua guitarra favorita, e que se tornou uma de suas marcas registradas, é a Fender Stratocaster – a famosa “Strat”. Diz-se que um dia, em 1966, Jimi, que tocou e gravou com a banda de Little Richard ao longo de dois anos, teria declarado: “Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz.”

hendrix

Jimi morreu cedo: em 18 de setembro de 1970, em Londres, antes de completar 28 anos de idade. As circunstâncias nunca foram completamente explicadas, e as hipóteses variam de suicídio a assassinato, passando por uma possível overdose acidental. Assim, Jimi é um dos mais conhecidos nomes do chamado Clube dos 27 – ou Clube 27, ou Para Sempre Clube 27 -, o numeroso grupo de músicos que morreram com esta mesma idade. Todos estes artistas são míticos no mundo da música: tanto pelo seu talento e pela época da vida em que morreram, quanto por suas personalidades polêmicas. Entre os mais famosos, estão Brian Jones, membro fundador dos Rolling Stones, morto afogado em uma piscina; Janis Joplin, morta por uma provável overdose de heroína; Jim Morrison, que nunca teve uma autópsia realizada, mas cuja morte é atribuída a uma “insuficiência cardíaca”; Kurt Cobain, líder e vocalista do Nirvana, que se suicidou com um tiro na boca; e a mais recente, Amy Winehouse, morta em 2011 por intoxicação alcoólica. O brasileiro Noel Rosa também morreu aos 27 anos de idade, vítima de tuberculose. Listas do Clube dos 27 encontradas na internet chegam a apresentar mais de 40 músicos, todos influentes em sua época, e todos mortos com essa mesma idade.

janis

Photo of Kurt COBAIN and NIRVANA

amy

Tantas mortes chegaram a criar uma espécie de superstição em torno do número e da idade. Charles R. Cross, biógrafo de Jimi Hendrix e Kurt Cobain, já afirmou que “o número de músicos que morrem aos 27 é considerável. Embora as pessoas morram regularmente em todas as faixas etárias, há um pico estatístico de músicos que morrem aos 27.”

E então? Coincidência ou não?

por Marina Lopes
Itapema FM SC