A faixa foi finalizada por Vincent Pontare e Salem Al Fakir, que já haviam colaborado com o DJ sueco

Uma nova faixa de TIM, álbum póstumo de Avicii, foi divulgada: é Tough Love, escrita e produzida por Avicii, Vincent Pontare e Salem Al Fakir, da dupla Vargas & Lagola. Segundo os produtores, a música “é fiel aos trabalhos anteriores de Avicii”, e ao mesmo tempo respeita “seu desejo de estar sempre descobrindo novas sonoridades”. Pontare e Al Fakir já haviam colaborado anteriormente com o DJ sueco, em Silhouettes, Hey Brother e Without You.

Avicii

No processo de finalização da música, os artistas usaram emails e mensagens trocadas com Avicii, em que o DJ explicava como achava que a versão final da faixa deveria soar. Em uma delas, ele escreveu: “Esta precisa ser um dueto. Seria a coisa mais incrível se fosse um casal de verdade! Ou então duas pessoas que já tenham trabalhado juntas tempo suficiente para ser consideradas um casal!” Eles também aproveitaram uma melodia que Avicii tocou para eles em 2017, em uma época em que estava explorando sons indianos. “Ele era um gênio melódico”, comenta Pontare. “Tim [o verdadeiro nome de Avicii era Tim Bergling, daí o nome do novo disco] sabia exatamente como queria gravar cada som ou frase, e procurava cantores e produtores que conseguissem reproduzir perfeitamente o que ele havia imaginado.”

Ouça Tough Love – e confira um vídeo sobre os bastidores da produção:

Avicii morreu em 20 de abril de 2018, aos 28 anos de idade. Poucos dias depois do primeiro aniversário de sua morte, foi anunciado que uma biografia do músico está sendo preparada: o livro vai ser escrito por Måns Mosesson, premiado jornalista sueco; e todos os lucros arrecadados serão destinados à Tim Bergling Foundation, organização criada pelos pais de Avicii para atuar na prevenção do suicídio e na ajuda a pessoas que estejam lidando com doenças psicológicas.