São figurinos, letras escritas à mão e artes de capa originais, de artistas como Stevie Nicks, The Cure e Radiohead

O figurino usado por Stevie Nicks em sua turnê solo Wild Heart, de 1983 – assim como o pandeiro da capa de Bella Donna, de 1981, estreia solo da cantora; o vestido usado pela artista no clipe de Sorcerer; e as letras escritas à mão de Nightbird e Stand Back – está em exposição no museu do Hall da Fama do Rock, em Cleveland. Os itens fazem parte de uma nova mostra focada nos nomes que serão homenageados na cerimônia deste ano – além de Nicks (primeira mulher a entrar duas vezes para o Hall da Fama, a anterior como integrante do Fleetwood Mac), fazem parte da lista Radiohead, The Cure, Janet Jackson, Deff Leppard, Roxy Music e The Zombies. O evento está marcado para esta sexta-feira, dia 29 de março.

Hall da Fama do Rock (divulgação)

São roupas, acessórios, letras de canções, pôsters, setlists de shows; todos organizados no terceiro andar do museu, próximo à área onde, anualmente, os nomes dos novos integrantes do Hall da Fama do Rock são gravados e imortalizados em placas. Estão lá o setlist da turnê All For You, apresentada por Janet Jackson em 2001; além dos versos escritos à mão de seu hit Nasty; do vestido do vídeo Made For Now, de 2018; e do uniforme em estilo militar de Rhythm Nation. O macacão branco e manchado de tinta usado por Lol Tolhurst, baterista e tecladista do The Cure, no vídeo de Let’s Go To Bed também faz parte da exibição; assim como uma enorme coleção de roupas usadas pelos integrantes do Deff Leppard em turnês, inclusive o colete estampado com a bandeira do Reino Unido vestida pelo baterista Rick Allen no clipe de Bringin’ On The Heartbreak.

Hall da Fama do Rock (divulgação)

Hall da Fama do Rock (divulgação)

A seção do Radiohead é modesta – a banda já afirmou que sequer vai participar da cerimônia de indução. Mas está lá a maquete da cidade do vídeo em stop-motion de Burn The Witch, de 2016, que homenageia o filme britânico de terror The Wicker Man, de 1975. A coleção do Roxy Music é lotada de itens que estampam o estilo glam, como o terno azul-elétrico de inspiração country do guitarrista Phil Manzanera, ou o figurino preto cintilante usado pelo vocalista Bryan Ferry em uma performance de Virginia Plain em 1973. A arte de capa original do disco Odessey and Oracle, de 1967, assinada por Terry Quirk, faz parte da seção dedicada ao The Zombies, além de um teclado, várias guitarras, um casaco de seda e o setlist da turnê Dick Clark Caravan of Stars, de 1965.

Hall da Fama do Rock (divulgação)

O Hall da Fama do Rock já anunciou também os nomes dos apresentadores da cerimônia deste ano – cada um deles homenageia um dos artistas selecionados: Harry Styles vai apresentar Stevie Nicks; Brian May, do Queen, o Def Leppard; Trent Reznor vai homenagear o The Cure; Janelle Monáe, Janet Jackson; David Byrne vai ser responsável pela apresentação do Radiohead; Susanna Hoffs, do Bangles, pela do The Zombies; e John Taylor e Simon Le Bon, pela do Roxy Music.