O clássico show foi gravado em Seattle em outubro de 1991

Live At The Paramount, show clássico do Nirvana gravado no Paramount Theatre, em Seattle, em 31 de outubro de 1991, finalmente vai ser lançado em vinil: a apresentação já foi lançada em DVD e Blu-ray em 2011, em comemoração aos 20 anos do álbum Nevermind. A nova edição chega ao mercado no dia 5 de abril, em LP duplo, com um pôster e uma réplica física do ingresso VIP do show.

Recentemente, a revista Rolling Stone norte-americana publicou um artigo relembrando o último show da carreira da banda – que não foi o MTV Unplugged de novembro de 1993, como muita gente acredita. Depois da famosa performance para a emissora de TV, o Nirvana ainda apresentou um mês de shows pelos Estados Unidos, antes de viajar para a Europa, em fevereiro de 1994. Na época, os rumores eram de o vocalista Kurt Cobain e a também cantora Courtney Love atravessavam um momento difícil no relacionamento, e os dois passaram seu aniversário de dois anos de casamento em continentes separados. A voz de Cobain começou a falhar conforme a turnê avançava, e ele foi diagnosticado com bronquite e laringite, sendo aconselhado pelos médicos a fazer uma pausa – mas ignorou os pedidos e prosseguiu com as performances.

Nirvana

A derradeira apresentação do Nirvana foi realizada no dia 1º de março de 1994, em Munique, na Alemanha, no Terminal Einz, espaço que podia receber pouco mais de três mil pessoas – a acústica era terrível, nada adequada para um show de rock; mas Kurt Cobain não sabia disso, já que não havia participado da passagem de som. Para completar, a energia elétrica acabou no meio de Come as You Are, e o grupo precisou tocar a faixa de novo. Há uma gravação em áudio da última música do setlist, Heart-Shaped Box, que acabou se tornando a última canção que Cobain cantou em público – as datas restantes da turnê foram canceladas, e o vocalista morreu no mês seguinte.

Dave Grohl e Krist Novoselic não voltaram a tocar as músicas do Nirvana juntos em público até 2014, na cerimônia de indução do Nirvana ao Hall da Fama do Rock.

No começo de fevereiro, Danny Goldberg, um dos empresários da banda, revelou que está preparando um livro sobre o período que trabalhou com o grupo: Serving the Servant: Remembering Kurt Cobain vai abordar os anos mais impactantes da história do Nirvana, entre 1990 e 1994. A obra também conta com arquivos inéditos e entrevistas exclusivas com Courtney Love e com o baixista Krist Novoselic. O livro tem lançamento previsto para 2 de abril.