A faixa que batiza a bebida faz parte do disco …And Justice For All, que vai ganhar relançamento em breve

O Metallica fechou uma parceria com o especialista Dave Pickerell para lançar seu próprio uísque: Blackened ganhou o mesmo nome da faixa de abertura do álbum …And Justice For All, de 1988. A bebida está à venda em lojas e restaurantes selecionados desde o começo deste mês, assim como nas locações dos shows da turnê norte-americana da banda. Cada lote de garrafas vem acompanhado de uma playlist especial, via Spotify ou Apple Music.

Blackened, uísque assinado pelo Metallica

“Blackened não é simplesmente o nome de uma canção de …And Justice For All – ele literalmente nos ajudou a criar o sabor [do uísque]!”, escreveram os integrantes do grupo, em seu site oficial. O tal sabor é um blend de uísques norte-americanos e dos tipos bourbon e rye, cuidadosamente selecionados por Pickerell. “O maior objetivo do Metallica é criar uma conexão com nossos fãs – por meio de discos, shows, e qualquer outro caminho que crie uma ligação. Queremos mostrar ao mundo – e, neste caso, especialmente àqueles apaixonados por uísque – que nós levamos esse esforço muito a sério. Nós obviamente não estamos apenas colocando um rótulo do Metallica em um uísque medíocre que já existia: nós estamos trabalhando nisso há vários anos, supervisionando cada detalhe, da primeira ideia à primeira prova. O objetivo foi criar um uísque que se encaixe na ‘experiência Metallica’ e, ao mesmo tempo, se destaque dos outros. Nós mal podemos esperar para que vocês experimentem!”

Os norte-americanos estão longe de ser os primeiros no universo do rock a investir na indústria de bebidas: bandas como AC/DC, Pearl Jam e Queen, entre muitas outras, também têm seus próprios rótulos. Um dos músicos a se lançar neste mundo mais recentemente foi Bob Dylan, com a linha de uísques Heaven’s Door.

Metallica

Blackened não é a única novidade relacionada a …And Justice For All que o Metallica está preparando para breve: o grupo vai lançar uma edição remasterizada e de luxo do disco, com faixas raras e versões ao vivo gravadas durante a turnê do trabalho, feita em 1989. O anúncio foi feito por meio de um pequeno vídeo postado no Twitter, mostrando o processo de fabricação da nova edição.

…And Justice For All foi o primeiro registro do Metallica a vender mais de um milhão de cópias, e apresentou o primeiro sucesso radiofônico da banda, One – que também acabou virando o primeiro videoclipe do grupo. O álbum também rendeu ao Metallica sua primeira nomeação ao Grammy, por Melhor Performance Hard Rock/Metal.