O novo projeto do vocalista do Foo Fighters inclui uma música de 23 minutos e uma experiência interativa

Dave Grohl, frontman do Foo Fighters, acaba de lançar Play, seu novo mini-documentário e projeto interativo, anunciado na última semana: o vídeo divulgado mostra uma performance de 23 minutos de uma nova música instrumental, composta e tocada por Grohl – o músico assume todos os sete instrumentos da faixa, entre eles a bateria, a guitarra, o baixo e os teclados. Na primeira parte do clipe, o artista explica o que o levou a desenvolver o projeto, focado nos desafios, dificuldades e recompensas de aprender a tocar um instrumento musical.

Veja:

“Vendo minhas filhas começando a aprender a cantar e tocar bateria, eu volto à época em que tinha a idade delas e estava aprendendo por meio da audição de álbuns… E, quando eu levo minhas filhas ao lugar onde elas têm lições [de música], eu vejo essas salas cheias de crianças que estão realmente se esforçando muito para tentar entender tudo isso”, explicou Grohl, ao anunciar a novidade. “Mesmo agora, aos 49 anos, eu ainda estou tentando entender como isso funciona. Não é algo em que um dia você atinge a perfeição. Você está sempre perseguindo o próximo desafio, e sempre tentando encontrar maneiras de melhorar o que você já aprendeu.” O projeto foi desenvolvido em parceria com Mark Monroe, que já trabalhou com Grohl e o Foo Fighters em Sonic Highways, série que documentou o processo de gravação do disco de mesmo nome, lançado em 2014 – os dois também colaboraram em Sound City, documentário de 2013 que conta a história do estúdio localizado em Los Angeles.

Dave Grohl

Na parte interativa do projeto, é possível escolher apenas um dos instrumentos musicais da performance no qual focar. Uma edição em vinil de Play vai ser lançada no dia 28 de setembro, e já está disponível em pré-venda.