A novidade se concentra nas dificuldades e recompensas de aprender a tocar um instrumento musical

Ao lado de Jack White, Dave Grohl é atualmente um dos nomes mais inventivos do rock – agora, o vocalista do Foo Fighters anunciou um novo documentário em duas partes, intitulado Play, que vai culminar com uma performance solo de uma nova música de 23 minutos, em que Grohl toca nada menos que sete diferentes instrumentos.

Dave Grohl

O Play, na verdade, é um projeto imersivo: com lançamento marcado para o dia 10 de agosto, a novidade gira em torno “dos desafios e recompensas de dedicar a vida a tocar e se especializar em um instrumento musical”, segundo um comunicado. “Vendo minhas filhas começando a aprender a cantar e tocar bateria, eu volto à época em que tinha a idade delas e estava aprendendo por meio da audição de álbuns… E, quando eu levo minhas filhas ao lugar onde elas têm lições [de música], eu vejo essas salas cheias de crianças que estão realmente se esforçando muito para tentar entender tudo isso”, contou Grohl no anúncio. “Mesmo agora, aos 49 anos, eu ainda estou tentando entender como isso funciona. Não é algo em que um dia você atinge a perfeição. Você está sempre perseguindo o próximo desafio, e sempre tentando encontrar maneiras de melhorar o que você já aprendeu.”

O projeto foi desenvolvido em parceria com Mark Monroe, que já trabalhou com Grohl e o Foo Fighters em Sonic Highways, série que documentou o processo de gravação do disco de mesmo nome, lançado em 2014 – os dois também colaboraram em Sound City, documentário de 2013 que conta a história do estúdio de mesmo nome, localizado em Los Angeles. Grohl, que também escreveu a nova canção, tocou todos os 23 minutos da faixa em um instrumento de cada vez, e as gravações foram depois combinadas para criar um produto de uma banda de um homem só. A primeira parte do documentário foca no processo de criação do material, e a segunda, no resultado – as gravações são intercaladas com imagens dos alunos da escola de música Join The Band praticando e treinando com seus instrumentos, e, nas palavras de Grohl, sempre chegando à conclusão de que, “como qualquer criança sabe, a maior recompensa é simplesmente tocar” [o artista faz uma brincadeira com a palavra “play”, que dá nome ao projeto, e que, em inglês, pode significar tanto “tocar” quanto “brincar”].

Em um vídeo divulgado com o anúncio de Play – e filmado por Brandon Trost -, é possível ter uma prévia do que vem por aí:

Play chega aos serviços de streaming no dia 10 de agosto, e vai ganhar uma edição limitada em vinil no dia 28 de setembro – as duas edições, a digital e a física, já estão em pré-venda. O material é complementado pela experiência interativa online, que permite que o espectador decida focar em apenas um instrumento musical ao longo de toda a performance, e também visualizar as cifras de Play. A versão online traz também uma lista de organizações voltadas para o ensino e o aprendizado de música que aceitam doações – de dinheiro, instrumentos e até mesmo trabalho voluntário.