Bad Reputation, batizado com o nome de uma das canções mais famosas da artista, estreia em setembro

Presença constante no universo do rock, onde ganhou fama nos anos 1970 ao lado do The Runaways, Joan Jett sempre é citada quando o assunto é a escassa presença feminina no gênero, tradicionalmente dominado por artistas masculinos e bandas lideradas por homens: na lista da revista Rolling Stone dos melhores guitarristas de todos os tempos, por exemplo, a artista é uma das duas únicas mulheres citadas (em 67º lugar; a outra é Joni Mitchell, em 75º). Se esse cenário aos poucos começa a mudar, com certeza deve-se muita coisa a Joan, que há décadas firmou seu nome na história do rock.

Joan Jett

A narrativa de como a cantora (que também é compositora, guitarrista e baixista) conquistou esse lugar – e de como essa conquista não foi fácil – é o fio condutor do novo documentário Bad Reputation. A novidade, que leva o nome de uma das músicas mais famosas de Joan, estreia no iTunes e na Amazon, e também em cinemas selecionados, no dia 28 de setembro. Dirigido por Kevin Kerslake, o filme conta com entrevistas de diversos músicos, entre eles Billie Joe Armstrong, Iggy Pop, Pete Townshend e Debbie Harry.

Abaixo você confere o trailer, divulgado nesta semana: no vídeo, Joan relembra sua primeira guitarra, um presente de Natal que ela pediu aos 13 anos, e como foi inicialmente julgada por querer aprender a tocar. “Eu fui fazer uma aula e o cara disse ‘Garotas não tocam rock’n’roll.’ Mas, sabe, se você me disser que eu não posso fazer alguma coisa, é exatamente isso que eu vou fazer.”

Veja: