Um dos subgêneros mais populares e controversos do rock já tem quase 50 anos de história

13 de julho marca o Dia Mundial do Rock: a data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento musical que aconteceu nesse dia em 1985. Para celebrar a data e esse estilo tão icônico, vamos relembrar a história de um dos subgêneros mais diversos, populares e – por que não? – polêmicos do rock: o heavy metal.

Ao longo de seus quase 50 de história, o heavy metal se desenvolveu ao redor do mundo a ponto de se desvincular do rock. Nesta trajetória agregou elementos que fatalmente geraram subgêneros que, se não agradam a todos, certamente garantiram sua longevidade. Mesmo frequentemente condenado à marginalidade, o heavy metal nunca perdeu sua força.

O projeto O Filho Pródigo visa explicar esse desenvolvimento de forma simples e com grande apelo visual: a ideia foi aliar ilustrações, design digital e um texto que fugisse do convencional para explicar 21 das principais ramificações do heavy metal, para atingir desde os headbangers até o grande público. Como cereja do bolo, você confere 450 discos que ajudam a compreender a evolução do estilo. Aperte o play aqui e curta a distorção! \m/