compulsão alimentar

O primeiro passo é saber que compulsão alimentar é uma doença multifatorial e faz parte dos transtornos alimentares. E deve ser tratada de forma séria, por profissionais qualificados. Um comedor compulsivo pode ingerir tranquilamente em um episódio de compulsão cerca de 6 a 7 mil calorias em uma única vez. O acompanhamento nutricional bem como terapia são indicados para descobrir o que pode estar desencadeando estes episódios e identificar o que é fome e o que é compulsão.

Diferenças entre fome e compulsão:

Fome

O estômago ronca
Fraqueza / tontura
Cansaço / desânimo
Mau humor
Comemos qualquer alimento

Compulsão alimentar:

Ansiedade
Desejo incontrolável por comida
Queremos comer algo específico
Comemos com os olhos
Solidão / depressão

Uma vez a pessoa tratada saberá melhor identificar o que é cada um dos sintomas. Existem alimentos ricos em triptofano e vitaminas B6 que são excelentes para quem tem compulsão alimentar. Comer de 3 em 3 horas pequenas porções e comer bem devagar também auxilia. Os tão famosos Confort food também são capazes de abrandar o estômago e a ansiedade.

Exemplo de uma receita Confort food:

Mingau de aveia com canela em pó

Receita:

– 01 xícara de leite de coco
– 02 colheres dpa de aveia
– 1 pitada de canela em pó

Modo de preparo:

Em fogo brando adicione a aveia ao leite e vá mexendo devagar para engrossar. Após engrossar servir e polvilhar canela em pó. Se desejar, pique uma banana orgânica após o preparo que é rica em triptofano.