Os dias frios estão chegando e eles dão uma vontaaaaade de comer, né? E há quem, nestes dias, sonhe com MOCOTÓ – o prato tradicionalmente gaúcho, apesar de muitos pensarem ser nordestino! Nascido nas charqueadas, nas estâncias e estalagens, a tradição de apreciar miúdos na culinária vem dos escravos, que recebiam os “restos” do gado para comer… (Porque Famintas também é cultura… =P)

Hoje em dia, o mocotó é um dos pratos mais apreciados do inverno pelo seu alto teor nutritivo. Pensando no bem de todos, viemos dividir com você uma receita fácil e suuuper gostosa da Brubins,  que simplificou essa iguaria gaudéria! O grande segredo para fazer um bom mocotó, segundo o Chef Bruno Reinstein, está no modo de preparo que deve ser lento, em etapas.

Depois nos conte o que achou, viu?  😉

RECEITA DE MOCOTÓ
Ingredientes:
2 patas
2 kg de mondongo
1 tripa grossa
500g de linguiça de porco
500g de feijão branco – deixar de molho por 4 horas
2 colheres de óleo
2 cebolas picadas
sal e pimenta preta a gosto
1 colher de massa de tomate
100g de azeitonas verdes

Modo de Preparo:
Cozinhar todas as carnes na água, separadas, até ficarem macias. O tempo de cozimento varia de acordo com cada carne. Depois de cozidas, cortar em tiras e reservar. Cozinhar o feijão branco – que ficou de molho – com 2 litros de água e sal a gosto. Reservar. Em outra panela, fritar a cebola, colocar todos os ingredientes já cozidos na panela e misturar. Adicionar a massa de tomate, as azeitonas e temperar com sal e pimenta. Deixar ferver por 5 minutos e está pronto. Servir com ovo cozido e salsa picada.

Foto: Renato Schetter.

Foto: Renato Schetter.

Famintas

Influenciadoras & Agência de Conteúdo especializada em gastronomia

www.famintas.com.br

@famintas | www.facebook.com/famintas