Os principais trabalhos do cantor e compositor norte-americano James Taylor serão relançados em “The Complete Warner Bros. Albums: 1970–1976”, uma edição especial que inclui novas versões remasterizadas dos seis álbuns de estúdio lendários que o músico gravou na Warner entre 1970 e 1976 – “Sweet Baby James” (1970), “Mud Slide Slim and the Blue Horizon” (1971), “One Man Dog” (1972), “Walking Man” (1974), “Gorilla” (1975), e “In the Pocket” (1976).

O lançamento vem nos formatos, ‘6CD / 6LP – Remasters’, especialmente supervisionados pelo parceiro de longa data do músico, o produtor musical britânico Peter Asher, que trabalhou como seu empresário por 25 anos e produziu vários destes álbuns.

Originalmente contratado em Londres pela Apple para sua estreia em 1968, após ter dado uma fita demo ao próprio Peter Asher – que trabalhava naquele tempo para os Beatles – James Taylor acabou caindo nas graças do destino, tendo ninguém menos que Paul McCartney, na época, como produtor. Apesar de ter sido ‘apadrinhado’ por Mr. Paul, o primeiro disco não decolou e Taylor decidiu voltar para os Estados Unidos, onde fechou contrato com a Warner em 1970. O álbum de estúdio “Sweet Baby James”, na casa nova, foi um grande sucesso, alcançando o terceiro lugar nas paradas da Billboard e sua primeira indicação ao Grammy. O disco vendeu mais de três milhões de cópias.

No ano seguinte James Taylor e Carole King se conheceram e começaram a trabalhar juntos. A tristeza contida na música ‘Fire and Rain’, destaque do então recente disco “Sweet Baby James”- que ele compôs para expressar a dor da perda de sua companheira, Suzanne Schnerr, que havia cometido suicídio – tocou fundo o coração de milhares de jovens e a canção acabou gerando outro mega sucesso. Vendo como as drogas e a depressão atrapalhavam muito a vida de James Taylor, e em resposta ao verso de ‘Fire and Rain’: “Eu vi tempos de solidão quando eu não podia encontrar nenhum amigo”, Carole King escreveu ‘You’ve got a Friend’ – “Você tem uma amiga”. A faixa acabou sendo gravada por ambos e se tornou um divisor de águas para o músico.

A partir daí a crítica americana começou a chamá-lo de ‘trovão acústico’, com álbuns que se tornaram a base de uma bem-sucedida carreira, que inclui cinco prêmios Grammy, a introdução ao Hall da Fama do Rock And Roll e mais de 100 milhões de discos vendidos.

“The Complete Warner Bros. Albums: 1970–1976”, que chega ao mercado em 19 de julho de 2019, vem no formato de caixas separadas com 6CD e 6LP. Esta coleção traz os seis álbuns de volta para impressão em vinil pela primeira vez em muitos anos.

 

 
Vídeo e foto – divulgação.