O álbum póstumo “Stay Around”, montado pela viúva de J.J. Cale, a musicista Christine Lakeland Cale, e pelo amigo e historiador Mike Kappus, é uma nova coleção de faixas inéditas do mestre, que morreu aos 74 anos em julho de 2013.

Christine comentou em pronunciamento que levou muito tempo para encontrar músicas que tinha certeza que nenhum fã havia ouvido.

John Weldon Cale, cantor, compositor e guitarrista, que escreveu “Call Me the Breeze”, sucesso de Lynyrd Skynyrd, e canções como “After Midnight” e “Cocaine”, famosas pelas gravações de Eric Clapton, ganhou os holofotes durante os anos 50, tocando guitarra em bares de Oklahoma ao lado de seus colegas David Gates e Leon Russell, e é creditado como uma das principais figuras criadoras do “som de Tulsa”.

No desejo inabalável de levar uma vida normal e iludir a fama, foi através de outros artistas gravando e executando suas canções que ele se tornou lendário. Entre os diversos músicos que revisitaram a obra de Cale estão: Beck, Lynyrd Skynyrd, John Mayer, Bryan Ferry, Eric Clapton, Santana, e Johnny Cash.

Compilado pela viúva, a musicista Christine Lakeland Cale e seu amigo e antigo empresário Mike Kappus, “Stay Around” chegou ao mercado em 26 de abril via ‘Because Music’. É o primeiro novo álbum do Cale desde “Roll On”, de 2009.

Todas as faixas do novo material são inéditas, fato que não é incomum considerando o ‘modus operandi’ de Cale: muitas vezes ele reservava ‘outtakes’ de um álbum para lançar posteriormente em outro. Mike Kappus, que representou o músico por 30 anos e trabalhou com o patrimônio do artista desde sua morte, explica, por exemplo, que ‘Roll On’, a faixa título do último álbum de estúdio de Cale, ficou 34 anos guardada.

O primeiro single de “Stay Around”, que chegou para apresentar o álbum é “Chasing You”. A única faixa que não foi escrita por J.J. Cale no álbum é “My Baby Blues”, de Christine Lakeland Cale, primeira canção que ela e J.J. fizeram juntos, registrada no estúdio ‘Bradley’s Barn’ em 1977, o ano em que se conheceram.

 

 
Vídeo e fotos – divulgação.