A cantora e compositora paulistana, Mariana Aydar, acaba de lançar o EP, “Veia Nordestina I”, o primeiro de uma série de mais quatro, que serão lançados ao longo de 2019. O trabalho resgata a história da cantora com a música nordestina e forma um disco no final do ano.

Para Mariana, pensar em forró é como voltar pra casa, é revisitar o passado e os primeiros trabalhos profissionais. Um resgate da memória afetiva de sua própria história. Aydar começou a cantar aos 20 anos, como backing vocal de Miltinho Edilberto, cujo repertório era basicamente de forró. Logo depois, cantou na banda ‘Caruá’, também de forró, durante três anos. Trabalhou como backing vocal no trio elétrico de Daniela Mercury, no carnaval de 2004 e, em paralelo, participou da banda do compositor paulistano Dante Ozzetti.

Agora, na sequência dos 5 álbuns de estúdio lançados, “Veia Nordestina”, a leva de volta ao começo. O trabalho traz uma sonoridade familiar para a cantora mas mesmo pisando em um terreno conhecido, ela se renova. A surpresa do projeto, selecionado pelo Natura Musical, é a habilidade de Mariana para combinar influências da música eletrônica e moderna, sem abrir mão da qualidade de produção, algo notável e recorrente em seus álbuns. As três primeiras faixas liberadas misturam ritmos que vão desde o tradicional forró pé de serra até elementos mais contemporâneos.

 

A estratégia para o lançamento é reunir os quatro ‘EP’, com três faixas cada um, que sairão ao longo do ano, e no final, os quatro vão formar o projeto completo com 12 faixas. “Veia Nordestina I”, saiu no início de abril, o segundo volume chega em junho e o terceiro no final de julho. Já o quarto e último, foi anunciado para outubro. Cada um deles vai apresentar uma arte de capa distinta, todas ilustradas pela artista Dani Accioli. Para acompanhar a estreia, Mariana está compartilhando um ‘making of’ e pequenas análises ‘faixa a faixa’ que vão sendo disponibilizadas, de acordo com os lançamentos, em seu canal oficial no YouTube.

A música homônima, “Veia Nordestina”, que conceitua o projeto, é uma parceria de Aydar com a caruaruense Isabela Moraes. A segunda faixa, “Se Pendura”, composta pelo multi-instrumentista Duani, traz referências dos carnavais que Mariana passou em Salvador. A terceira e última do EP, “Forró do ET”, também de autoria de Mariana, conta com a participação especial de Elba Ramalho.

Em tempo: ano passado, Mariana Aydar lançou a websérie, “Aqui em Casa”, ao lado do parceiro musical, Feijuca, da banda ‘Sambô’. O trabalho surgiu da vontade de registrar os encontros entre amigos que resultaram em músicas improvisadas, onde a artista já demonstrava sua vontade de gravar músicas nordestinas. Entre as canções escolhidas, estão clássicos de nomes como Aciolly Neto, Dominguinhos, Moraes Moreira e o mestre Sivuca.

 

 
Vídeos e fotos – divulgação.