Agora é oficial! Madonna está de volta com o décimo quarto álbum de estúdio, ‘Madame X’, previsto pra sair dia 14 de junho. Depois de provocar os fãs com publicações misteriosas e revelar um teaser cinematográfico de 60 segundos, a rainha do pop está vindo. Tudo indica que o novo trabalho será uma ‘coletânea de contos’, ou seja, um grande longa com todas as músicas contando uma história, um romance sonoro. E quando a artista chega com um trabalho conceitual, ela vem pra criar polêmica, fazer pensar e espalhar sua missão pelo mundo. O primeiro single, liberado hoje nas plataformas oficiais da artista, é “Medellín”.

No teaser divulgado no dia 14 de abril, dirigido pelo português Nuno Xico e o frequente colaborador da estrela, o fotógrafo Steven Klein, Madonna explica o porquê o título ‘Madame X’. Um alter ego de uma mulher que representa todas as mulheres. Esse tema já foi abordado pela rainha mas agora surge de uma forma mais específica. E o conceito pode ir além, se vier a investigar afundo as mulheres que “Madame X” quiser ser. Imagine se cada música tivesse o seu videoclipe explorando as personagens femininas citadas no teaser. Quem melhor do que Madonna pra fazer isso ser épico?

“Madame X” é uma personagem que, apesar de já ter tido algumas versões no cinema, surgiu originalmente no teatro, lá na década de 1920. A cara da cantora! Pra quem acompanha sua carreira de perto, sabe que ela adora essas referências de arte, cinema, teatro, literatura, fotografia e pintura.

No mesmo teaser, saiu também um trecho de uma nova música, onde ela fala que não estava perdida, que na verdade, tudo estava dentro dela. Parece que neste momento, aos 60 anos, Madonna reflete, olha pra trás e contextualiza suas ideias. Relembra que tudo que fez conceitualmente na carreira, tinha um motivo. Teoricamente, podemos esperar que este novo álbum seja político, artístico e revolucionário.

Muitos fãs especulam pela web que a arte de capa do álbum – versão ‘Deluxe’, divulgada ontem pela Apple Music – seria uma referência à revolução russa de 1917, que derrubou o regime czarista existente há séculos na Rússia, protagonizada por mulheres operárias da indústria têxtil que organizaram um ato público no Dia Internacional da Mulher. Os retrocessos em 2019 estão acontecendo e não são apenas políticos, em janeiro deste ano um projeto de lei que despenaliza a violência doméstica em nome da “família tradicional” foi sancionado pelo presidente Vladimir Putin. É de se imaginar que Madonna está vindo com todas essas referências de revolução feminista para este novo disco. Madonna não dá ponto sem nó.

Música é colaboração. E a rainha do pop gosta de parcerias, de explorar novas sonoridades e se renovar. Os nomes convidados especialmente para o disco são: os rappers americanos Quavo e Swae Lee, o colombiano Maluma e a brasileira Anitta.

Na tarde de ontem a Apple Music revelou a tracklist da versão ‘Deluxe’ de “Madame X”, confira:

1 Medellin Madonna & Maluma (Madonna Ciccone, Mirwais Ahmadzai, Maluma Londono & Barrera)
2 Dark Ballet (Madonna Ciccone & Mirwais Ahmadzai)
3 God Control (Madonna Ciccone & Mirwais Ahmadzai)
4 Future feat. Quavo (Madonna Ciccone, Thomas Pentz, Brittany Talia Hazzard & Quavious Keyate Marshall)
5 Batuka (Madonna Ciccone, Banda & Mirwais Ahmadzai)
6 Killers Who Are Partying (Madonna Ciccone & Mirwais Ahmadzai)
7 Crave feat. Swae Lee (Madonna Ciccone, Khalif Malik Ibn Shaman Brown & Brittany Talia Hazzard)
8 Crazy (Jason Evigan, Madonna Ciccone & Brittany Talia Hazzard)
9 Come Alive (Jeff Bhasker, Madonna Ciccone & Brittany Talia Hazzard)
10 Extreme Occident (Madonna Ciccone & Mirwais Ahmadzai)
11 Faz Gostoso feat. Anitta (Carmo, Nuno, Oliveira, Seabra, Vieira, Rodrigues & Madonna Ciccone)
12 Bitch I’m Loca feat. Maluma (Madonna Ciccone, L. D’Elia, Maluma Londono, Barrera, JAMES, Rodriguez & Stiven Rojas)
13 I Don’t Search I Find (Madonna Ciccone & Mirwais Ahmadzai)
14 Looking For Mercy (Madonna Ciccone & Brittany Talia Hazzard)

A primeira faixa escolhida para abrir as portas pra chegada do álbum “Madame X”, sucessor de “Rebel Heart” (2015), é o single “Medellín”, gravado com o cantor e compositor Maluma. A musica vai ganhar um videoclipe com estreia prevista para a próxima semana. Segundo o “Press Release” divulgado hoje, a MTV se prepara pra fazer um especial dia 24 de abril para o lançamento do vídeo com a presença de Madonna, onde a estrela vai conversar sobre as influências do novo álbum e o processo criativo por trás de sua carreira transcendente, durante o evento global via satélite apresentado por Sway Calloway, com a participação dos fãs de Nova York, Londres, Milão e São Paulo em transmissão ao vivo pela MTV.

 

 

Vídeos e fotos – divulgação.